Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51230
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoura, Sueli Cavendish de-
dc.contributor.authorLeurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga-
dc.contributor.authorParahyba, Fatiha Dechicha-
dc.contributor.authorRaquel, Betânia Maria Gomes-
dc.date.accessioned2020-04-13T12:02:07Z-
dc.date.available2020-04-13T12:02:07Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationMOURA, Sueli Cavendish de; LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; PARAHYBA, Fatiha Dechicha; RAQUEL, Betânia Maria Gomes. Editorial Linguística. Eutomia: Revista de Literatura e Linguística, Recife (PE), v. 1, n. 23, p. 1-8, jul. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn1982-6850-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51230-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEutomia: Revista de Literatura e Linguísticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectParâmetros Curriculares Nacionaispt_BR
dc.subjectEditorialpt_BR
dc.subjectLíngua - Ensino e aprendizagempt_BR
dc.titleEditorial Linguísticapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) apresentaram mudanças significativas relativas ao ensino e aprendizagem de línguas. Dentre algumas, destacam-se a centralidade no texto; o gênero textual como um megainstrumento na sala de aula; o ensino com base na tríade leitura, produção textual e análise linguística; o espaço para o ensino da oralidade em sala de aula; a articulação necessária com a tecnologia, entre outras. Mais de vinte anos depois, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017) é homologada. Esse documento fortalece as tomadas de decisões teóricas feitas pelos PCN, e, ao mesmo tempo, faz ajustes em determinadas situações, como por exemplo propõe um ensino e aprendizagem de análise linguística/semiótica, ressignificando a relação texto e gramática. Além de ser um eixo para o ensino, a análise linguística/semiótica é também uma prática de linguagem. Nesta edição especial da Revista Eutomia, intitulada Da gramática tradicional à análise linguística/semiótica, gramática renovada: questões teóricas e práticas, abrimos espaço para discutir questões relacionadas a conceitos e práticas desta atividade.[...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_scmouraevlfleurquin.pdf314,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.