Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51230
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moura, Sueli Cavendish de | - |
dc.contributor.author | Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga | - |
dc.contributor.author | Parahyba, Fatiha Dechicha | - |
dc.contributor.author | Raquel, Betânia Maria Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-13T12:02:07Z | - |
dc.date.available | 2020-04-13T12:02:07Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | MOURA, Sueli Cavendish de; LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; PARAHYBA, Fatiha Dechicha; RAQUEL, Betânia Maria Gomes. Editorial Linguística. Eutomia: Revista de Literatura e Linguística, Recife (PE), v. 1, n. 23, p. 1-8, jul. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-6850 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51230 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Eutomia: Revista de Literatura e Linguística | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Parâmetros Curriculares Nacionais | pt_BR |
dc.subject | Editorial | pt_BR |
dc.subject | Língua - Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Editorial Linguística | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) apresentaram mudanças significativas relativas ao ensino e aprendizagem de línguas. Dentre algumas, destacam-se a centralidade no texto; o gênero textual como um megainstrumento na sala de aula; o ensino com base na tríade leitura, produção textual e análise linguística; o espaço para o ensino da oralidade em sala de aula; a articulação necessária com a tecnologia, entre outras. Mais de vinte anos depois, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017) é homologada. Esse documento fortalece as tomadas de decisões teóricas feitas pelos PCN, e, ao mesmo tempo, faz ajustes em determinadas situações, como por exemplo propõe um ensino e aprendizagem de análise linguística/semiótica, ressignificando a relação texto e gramática. Além de ser um eixo para o ensino, a análise linguística/semiótica é também uma prática de linguagem. Nesta edição especial da Revista Eutomia, intitulada Da gramática tradicional à análise linguística/semiótica, gramática renovada: questões teóricas e práticas, abrimos espaço para discutir questões relacionadas a conceitos e práticas desta atividade.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGL - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_art_scmouraevlfleurquin.pdf | 314,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.