Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51117
Type: Artigo de Periódico
Title: Canto e plumagem – a música na obra de Guimarães Rosa
Authors: Reinaldo, Gabriela Frota
Keywords: Rosa, Guimarães;Grande sertão: veredas
Issue Date: 2020
Publisher: Plural Pluriel
Citation: REINALDO, Gabriela Frota. Canto e plumagem – a música na obra de Guimarães Rosa. Plural Pluriel. n.21. 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: Há mais ou menos 20 anos, iniciei uma pesquisa sobre a música na obra do escritor mineiro João Guimarães Rosa[1]. Meus objetivos (se é que se possam chamar, sem falseios, de “objetivos” os motivos pelos quais alguém é levado a entabular uma pesquisa), naquele momento, eram discutir a musicalidade da linguagem roseana – o mato que aeiouava, sílabas que sibilam – e investigar uma canção, a canção de Siruiz, que aparece no romance Grande sertão: veredas. Siruiz é uma voz sem rosto, desencarnada – uma vez que Riobaldo a ouve sem nunca chegar a vê-la em toda a trama – prenunciando eventos e personagens que serão fundamentais na travessia do herói. Perguntado sobre a moça virgem, o violeiro responde com uma balada de jagunçagem, revelando a identidade de Diadorim e incitando Riobaldo a decifrar o significado dos versos: “o que eu queria saber não era próprio do Siruiz, mas da moça virgem, moça branca, perguntada” (Rosa, 1979: 126). Logo após o encontro com Siruiz, Riobaldo decide abandonar a fazenda de Selorico Mendes. Este gesto transgressor, motivado pelo canto, dá início à travessia. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51117
ISSN: 1760-5504
Appears in Collections:PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_art_gfreinaldo2.pdf239,6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.