Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51009
Tipo: TCC
Título: Participação do professor no desenvolvimentismo emocional da criança
Autor(es): Ferreira, Juliana Pinheiro
Palavras-chave: Psicopedagogia;Educação infantil;Ensino-aprendizagem;Mediação na educação
Data do documento: 2005
Citação: FERREIRA, Juliana Pinheiro. Participação do professor no desenvolvimentismo emocional da criança. 2005. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2005.
Resumo: O presente trabalho faz um estudo de crianças com rendimento educacional prejudicado em virtude de problemas de ordem emocional, o que gera na família e na escola um conjunto de preocupações. Frente a citada realidade é que se justifica o interesse pelo desenvolvimento deste estudo, o qual por meio de uma apreciação bibliográfica baseada em autores como Alencar, Barbosa, Solé, Libâneo, Piaget, Saviani, Visca e outros, propõe fazer uma apreciação sobre o tema, visando desta forma, destacar a importância que família e a escola possui neste contexto. Na atualidade, conforme se pode observar nos trabalhos educacionais é exigido por parte do professor uma participação integral no âmbito do processo de ensino-aprendizagem, postulando superar ou, pelo menos amenizar as dificuldades de aprendizagem do educando acometido de algum distúrbio emocional. Nessa esfera de estudo é que tem se destacado a participação da Psicopedagogia, tendo esta na sua base de ação a proposta de interferir no processo de aprendizagem, oferecendo ao educando o poder de atingir sucesso e êxito na sua vida escolar, sendo o professor o mediador deste processo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51009
Aparece nas coleções:EPP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_tcc_jpferreira.pdf36,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.