Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50463
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O ensino da variação linguística na Base Nacional Comum Curricular
Título em inglês: The variation linguistic teaching in the National Curricular Common Base
Autor(es): Santos, Aymmée Silveira
Melo, Raniere Marques de
Palavras-chave: Variação Linguística;Ensino de língua portuguesa;Base Nacional Comum Curricular-BNCC
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrepalavras
Citação: SANTOS, Aymmée Silveira; MELO, Raniere Marques de. O ensino da variação linguística na Base Nacional Comum Curricular. Revista Entrepalavras, Fortaleza, v. 9, n. 3, p. 115-132, set./dez.2019.
Resumo: O presente trabalho, centrado em uma perspectiva funcional da língua cujo arcabouço teórico defende a variação, a mudança e a gramaticalização, tem como objetivo central estabelecer reflexões sobre como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trata o objeto de conhecimento variação linguística, articulado aos eixos de Análise linguística/semiótica e Oralidade, no ensino fundamental. A partir da descrição e da análise das habilidades voltadas ao ensino da variação linguística, elencadas na BNCC, pretendemos, ainda, identificar em que medida essa proposta de ensino de língua portuguesa se vincula à concepção da linguística funcional norte-americana. Alicerçados no compromisso teórico com a natureza inerentemente social da linguagem, apontaremos as oscilações entre o formal e o funcional no ensino de análise linguística. Para isso, tomamos como corpus da pesquisa a versão homologada do referido documento (BRASIL, 2019). O trabalho se fundamenta em aportes da Sociolinguística, com respaldo em estudos realizados por Labov (2008), Tarallo (2005), entre outros autores e, em aportes da Linguística Funcional Norte-americana, dialogando com autores como Givón (1979), Hopper (1991) e Pezatti (2004). Os resultados, até então obtidos, demonstram que a BNCC aborda a variação linguística à luz de vários aspectos inerentes à concepção da linguística funcional, apontando para o estudo da língua nas diversas situações de uso, tendo o indivíduo como elemento central para as discussões linguísticas. Além disso, percebemos a necessidade de a BNCC relacionar o objeto de conhecimento Variação linguística a atividades de leitura e de escrita, por exemplo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50463
ISSN: 2237-6321
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_assantosrmmelo.pdf194,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.