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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Aymmée Silveira-
dc.contributor.authorMelo, Raniere Marques de-
dc.date.accessioned2020-03-03T13:32:29Z-
dc.date.available2020-03-03T13:32:29Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSANTOS, Aymmée Silveira; MELO, Raniere Marques de. O ensino da variação linguística na Base Nacional Comum Curricular. Revista Entrepalavras, Fortaleza, v. 9, n. 3, p. 115-132, set./dez.2019.pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50463-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVariação Linguísticapt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular-BNCCpt_BR
dc.titleO ensino da variação linguística na Base Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho, centrado em uma perspectiva funcional da língua cujo arcabouço teórico defende a variação, a mudança e a gramaticalização, tem como objetivo central estabelecer reflexões sobre como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trata o objeto de conhecimento variação linguística, articulado aos eixos de Análise linguística/semiótica e Oralidade, no ensino fundamental. A partir da descrição e da análise das habilidades voltadas ao ensino da variação linguística, elencadas na BNCC, pretendemos, ainda, identificar em que medida essa proposta de ensino de língua portuguesa se vincula à concepção da linguística funcional norte-americana. Alicerçados no compromisso teórico com a natureza inerentemente social da linguagem, apontaremos as oscilações entre o formal e o funcional no ensino de análise linguística. Para isso, tomamos como corpus da pesquisa a versão homologada do referido documento (BRASIL, 2019). O trabalho se fundamenta em aportes da Sociolinguística, com respaldo em estudos realizados por Labov (2008), Tarallo (2005), entre outros autores e, em aportes da Linguística Funcional Norte-americana, dialogando com autores como Givón (1979), Hopper (1991) e Pezatti (2004). Os resultados, até então obtidos, demonstram que a BNCC aborda a variação linguística à luz de vários aspectos inerentes à concepção da linguística funcional, apontando para o estudo da língua nas diversas situações de uso, tendo o indivíduo como elemento central para as discussões linguísticas. Além disso, percebemos a necessidade de a BNCC relacionar o objeto de conhecimento Variação linguística a atividades de leitura e de escrita, por exemplo.pt_BR
dc.title.enThe variation linguistic teaching in the National Curricular Common Basept_BR
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