Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50434
Tipo: | TCC |
Título : | Matemática e informática aplicada à educação: análise de um recurso educacional digital frente à Teoria dos Campos Conceituais |
Autor : | Soares, César Gomes |
Tutor: | Castro, Juscileide Braga de |
Palabras clave : | Educação Matemática;Recurso Educacional Digital;Teoria dos Campos Conceituais |
Fecha de publicación : | 2018 |
Citación : | SOARES, César Gomes. Matemática e informática aplicada à educação: análise de um recurso educacional digital frente à Teoria dos Campos Conceituais. 2018. 44f. - Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2018. |
Resumen en portugués brasileño: | Sabe-se que, infelizmente, a Matemática ainda é tratada de forma mecânica e algorítmica em grande parte das salas de aula do país. O livro didático e o caderno ainda são as ferramentas-chave para o trabalho da Matemática por meio da reprodução algorítmica das operações básicas. Sabe-se também que a tecnologia pode se tornar uma grande aliada da educação, se utilizada com intencionalidade pedagógica por parte do docente. O objetivo deste trabalho é analisar um recurso educacional digital (RED) que possui a proposta de auxiliar crianças do ciclo de alfabetização a compreenderem as várias ideias que incluem as operações de adição e subtração, a qual compõem, frente à teoria de Vergnaud, o campo conceitual aditivo. A partir desta teoria compreende-se que as duas operações acima citadas são complementares e não inversas, como prega a maioria dos livros didáticos. Para o alcance do objetivo foram realizadas duas análises qualitativas: uma do próprio recurso e das situações-problemas que o compõem e outra da funcionalidade do recurso frente à Teoria dos Campos Conceituais. Foi constatado que, apesar de a primeira versão do recurso estar em uma etapa avançada de produção, o mesmo ainda precisa de alguns ajustes como: revisão gramatical e ortográfica, tela inicial de apoio e sistema de feedback para o usuário. |
Abstract: | It's known that Math is still treated in a mechanical and algorithmic way in a huge part of the classrooms in the country. The textbook and the notebook still are the key-tools to learn Math by the algorithmic reproduction of the basics operations. It's also known that the tecnology can be a great ally for education if it is used with pedagocial intentionality by the teacher. This paper aims to analyse a digital educational resource (RED) that pretends to help students on alphabetization cycle to comprehend many ideas that include addition and subtration, those are part of, according to Verganud's theory, the additive conceptual field. As claimed by this theory, those two operations are complements, not inverse, as believed in many textbooks. To achieve it's aim, two qualitatives analysis were done. The first one about the RED itself and the problem-situations that are part of it and the second one about the RED's functionality according to Conceptual Fields Theory. It was realized that, despites the first version of the RED is in a advanced stage of production, it needs some improvements such as: gramatical and ortografic revisions, suport start screen and a feedback system for the user. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50434 |
Aparece en las colecciones: | PEDAGOGIA - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_cgsoares.pdf | 829,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.