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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50322
Tipo: | Dissertação |
Título : | Diagramas veiculares espaço-tempo em vias urbanas utilizando a visão computacional |
Autor : | Santos, Dênnys Araújo |
Tutor: | Cunto, Flávio José Craveiro |
Co-asesor: | Cunha, André Luiz Barbosa Nunes da |
Palabras clave : | Transportes;Visão computacional;Engenharia de tráfego;Urban microscopic flow;Space-time diagram;Ffeature-based tracking |
Fecha de publicación : | 2017 |
Citación : | SANTOS, D. A. Diagramas veiculares espaço-tempo em vias urbanas utilizando a visão computacional. 2017. 81 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. |
Resumen en portugués brasileño: | A gestão do tráfego veicular urbano brasileiro carece de estratégias mais robustas para estimação de variáveis desagregadas com alto nível de acurácia. O diagrama espaço-tempo é uma ferramenta clássica de análise de tráfego, mas ainda relevante nos dias de hoje. Por sua vez, a Visão Computacional tem sido amplamente utilizada com sucesso em estudos de tráfego. Dentre os principais métodos utilizados nestes estudos, o rastreamento baseado em pontos notáveis (Feature-based tracking) tem se mostrado o mais apropriado para o ambiente urbano por lidar bem com situações de oclusão parcial dos veículos, interrupções de movimentos dos veículos entre outras. Assim, este trabalho teve como objetivo a construção de diagramas veiculares espaço-tempo utilizando a Visão Computacional para estimação de variáveis do fluxo microscópico urbano. Por conseguinte, esta dissertação propõe um método para auxiliar estudos desagregados de tráfego interrompido veicular urbano através de diagramas espaço-tempo. O algoritmo desenvolvido neste trabalho apresentou uma taxa de acertos de 91,52% para a contagem veicular. A seguir, conduziu-se um estudo de caso para estimar variáveis de caracterização de tráfego urbano de fluxo interrompido através de diagramas espaço-tempo construídos através de informações veiculares extraídas pelo algoritmo de Visão Computacional. Pôde-se fazer estimação dos seguintes parâmetros: comprimento veicular, distância entre veículos parados, comprimento de fila, número de veículos parados, número de mudanças de faixa, velocidade média, atraso médio e headway. Ao fim, constatou-se a robustez do algoritmo de Visão Computacional desenvolvido bem como a fidelidade dos diagramas espaço-tempo. Portanto, o método proposto neste trabalho mostrou-se ser viável e flexível para diversos estudos desagregados de tráfego veicular microscópico urbano. |
Abstract: | The Brazilian management of urban vehicular traffic lacks robust strategies for disaggregated variables estimation with a high level of accuracy. The space-time diagram is a classic tool for traffic analysis and still relevant nowadays. In turn, the Computer Vision has been widely used successfully in traffic studies. Amongst the main methods used in these studies, the Feature-based tracking has proved to be the most suitable for the urban environment for dealing adequately with situations of partial occlusion of vehicles, interruptions of vehicle movements among others. Thus, this work aims to use Computer Vision to produce space-time diagrams and to estimate urban microscopic flow variables. Therefore, this dissertation proposes a method to assist disaggregated studies of urban vehicular traffic through space-time diagrams. The algorithm developed in this work had a success rate of 91,52% for vehicle counting. Then, a case study was conducted to estimate variables of characterization of urban traffic of interrupted flow through the space-time diagrams created by using the vehicular information extracted by the Computer Vision algorithm. The following parameters were estimated: vehicle length, distance between stopped vehicles, queue length, number of stopped, number of lane changes, average speed, average delay and headway. By the end, the robustness of the Computer Vision algorithm as well as the fidelity of the space-time diagrams were verified. Therefore, the method proposed in this work proved to be viable and flexible to be used in several disaggregated studies of urban microscopic vehicular traffic. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50322 |
Aparece en las colecciones: | DET - Dissertações defendidas na UFC |
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