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Tipo: TCC
Título: Augusto de Campos e a tradução da poesia de Emily Dickinson para o Português
Autor(es): Gois, Fabiano de Cassio Borges
Coorientador: Silva, Carlos Augusto Viana da
Palavras-chave: Emily Dickinson;Poesia;Tradução
Data do documento: 2019
Citação: GOIS, Fabiano de Cassio Borges. Augusto de Campos e a tradução da poesia de Emily Dickinson para o Português. 2019. 41f. –TCC ( Artigo)- Universidade Federal do Ceará, Curso de Letras, Língua Inglesa e suas Literaturas. Curso de Graduação em Letras Inglês, Fortaleza(CE), 2019.
Resumo: O presente estudo analisa as traduções dos poemas “Death is a Dialogue between” e “I’m Nobody! Who are you?”, feitas por Augusto de Campos (1986) para seu livro O Anticrítico (1986). A análise elenca algumas escolhas feitas pelo tradutor quanto aos temas, sentidos, padrões de rimas e léxicos para manter o estilo poético de Dickinson. Se discute também como as traduções dialogam com os textos de partida no que concerne à forma e ao sentido. Partimos da hipótese de que, mesmo que os textos de partida e de chegada apresentem propostas temáticas particulares, ambos fazem um diálogo profícuo com o contexto receptor. Como base teórica, utilizamos os autores Carlos Daghlian (2008), Paulo Henriques Britto (2008), José Lira (2004), John Milton (1998), Lefevere (1992) e Paz (1981). Como resultado, concluiu-se que Augusto de Campos apresentou uma tradução bem sucedida ao utilizar recursos linguísticos, tais como, padrão de rimas, tom, sentido e léxicos que dialogam com o texto de partida, e assim difundiu a poesia de Dickinson no sistema literário brasileiro contemporâneo.
Abstract: This paper analyses the translations of the poems “Death is a Dialogue between” and “I’m nobody! Who are you?” made by Augusto de Campos (1986) to his book O Anticrítico (1986). The analysis outlines some choices made by the translator regarding themes, meanings, rhyming patterns and lexica to keep Dickinson’s poetic style. It is also discussed how the translations establish a dialogue in terms of form and meaning with the source text. We start from the hypothesis that even though source and target texts present unique thematic purposes, they dialogue in a proficuous way with the target context. As theoretical background, we made reference to Carlos Daghlian (2008), Paulo Henriques Britto (2008), José Lira (2004), John Milton (1998), Lefevere (1992) and Paz (1981). As a result, It was concluded that Augusto de Campos presented a successful translation. He utilized linguistic features such as rhyming pattern, tone, meaning and lexica that dialogue with the source text. Therefore, he spread Dickinson’s poetry in the Brazilian contemporary literary system.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50300
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