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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50143
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Cavalcante, Sueli Maria de Araújo | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Dayana Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-17T13:05:48Z | - |
dc.date.available | 2020-02-17T13:05:48Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Dayana Ribeiro. Políticas de preservação de documentos arquivísticos digitais produzidos pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI) nas Instituições Federais de Ensino Superior. 2020. 94f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50143 | - |
dc.description.abstract | The production of digital archival documents is a widespread reality in public bodies of various kinds, notably in the Federal Institutions of Higher Education - IFES. Upon the promulgation of Decree No. 8,539 of October 8, 2015, all the organs of the federal executive branch should adopt an electronic system for the creation and processing of administrative processes. Among the systems used in the Brazilian IFES, the Electronic Information System - SEI stands out, whose adhesion has occurred, to date, in thirty-eight Brazilian IFES. The aforementioned Decree recommends that the agencies should establish policies and strategies that promote long-term access to these documents. In this sense, the present work aims to identify the stages of the actions and the level of knowledge about the aspects necessary for the development of a digital preservation policy in the IFES that adopted the CES. To this end, concepts of digital documents, digital preservation and archival policies were presented, based on the literature, and the Laws, Decrees and institutional rules related to the theme. As a methodology, the study was of an applied nature, exploratory and descriptive and with a quantitative and qualitative approach. As for the instruments used for data collection, a semi-structured questionnaire was adopted, with the attribution of importance scales of the Likert type, which were analyzed using descriptive statistics. The results showed that digital preservation policies are scarce in the IFES that adopted the CES, although there are actions that can corroborate for a later formalized policy. Although the organizational aspects have shown the highest stock indexes, they are the ones that most impact the implementation of a digital preservation policy. Still, it could be seen that, in general, the degrees of importance attributed to the twenty items of organizational, legal and technical aspects showed a high degree, but moderate adherence to actions. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Preservação digital | pt_BR |
dc.subject | Políticas de preservação digital | pt_BR |
dc.subject | Documentos digitais | pt_BR |
dc.subject | Documento arquivístico | pt_BR |
dc.title | Políticas de preservação de documentos arquivísticos digitais produzidos pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI) nas Instituições Federais de Ensino Superior | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A produção de documentos arquivísticos digitais é uma realidade disseminada em órgãos públicos de diversas naturezas, notadamente nas Instituições Federais de Ensino Superior – IFES. Mediante a promulgação do Decreto no 8.539 de 08 de outubro de 2015, todos os órgãos do poder executivo federal deveriam adotar um sistema eletrônico para criação e tramitação de processos administrativos. Dentre os sistemas utilizados nas IFES brasileiras, destaca-se o Sistema Eletrônico de Informações – SEI, cuja adesão se deu, até o presente momento, em trinta e oito IFES brasileiras. O referido Decreto preconiza que os órgãos devem estabelecer políticas e estratégias que promovam o acesso a longo prazo desses documentos. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo de identificar os estágios das ações e o nível de conhecimento sobre os aspectos necessários para o desenvolvimento de uma política de preservação digital nas IFES que adotaram o SEI. Para este alcance, foram apresentados conceitos de documentos digitais, preservação digital e políticas arquivísticas, com base na literatura, e as Leis, Decretos e normas institucionais relacionados com a temática. Como metodologia, o estudo foi de natureza aplicada, do tipo exploratório e descritivo e com abordagem quanti-qualitativo. Quanto aos instrumentos utilizados para a coleta de dados, foi adotado um questionário semi-estruturado, com atribuição de escalas de importância do tipo Likert, os quais foram analisados por meio de estatística descritiva. Os resultados apontaram que as políticas de preservação digital são escassas nas IFES que adotaram o SEI, muito embora haja ações que possam corroborar para uma posterior política formalizada. Apesar dos aspectos organizacionais terem apresentado maiores índices de ações, são eles que mais impactam para a implementação de uma política de preservação digital. Ainda, pôde-se constatar que, de uma forma geral, os graus de importância atribuídos aos vinte itens dos aspectos organizacionais, legais e técnicos apresentaram alto grau, porém moderada aderência às ações. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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