Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50051
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Elementos caracterizadores das representações sociais da amizade para universitários |
Título en inglés: | Characterizing the social representations of friendship for university students |
Autor : | Schölosser, Adriano |
Palabras clave : | Atração interpessoal;Psicologia social;Representação social;Amizade |
Fecha de publicación : | 2020 |
Editorial : | Revista de Psicologia |
Citación : | SCHLÖSSER, Adriano. Elementos caracterizadores das representações sociais da amizade para universitários. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 11, n. 1, p. 12-19, jan./jun. 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | Dentre as modalidades de relacionamentos interpessoais, a amizade desponta como uma das mais significativas, considerando os valores e comportamentos associados ao que se espera em uma relação de amizade. O objetivo deste estudo foi identificar os elementos caracterizadores das representações sociais da amizade para universitários. Compôs a amostra 120 estudantes, de ambos os sexos, tendo sido utilizada uma entrevista semidiretiva para a coleta dos dados, complementada por questões de caracterização da amostra. As entrevistas foram organizadas em um corpus, submetido a uma Classificação Hierárquica Descendente, com auxílio do software IRaMuTeQ. Os resultados indicaram diferenças entre os sexos, sendo que o grupo feminino apresentou maior quantidade de elementos associados à amizade, enquanto a ênfase na amizade entre o sexo masculino se associa mais à confiança e companheirismo entre pares. Ressalta-se que ambos os sexos consideram a confiança e o companheirismo elementos igualmente importantes. Os dados permitem identificar padrões representacionais que influenciam nas expectativas e ações frente a comportamentos associados à amizade. |
Abstract: | Among the modalities of interpersonal relationships, friendship emerges as one of the most significant, considering the values and behaviors associated with what is expected in a relationship of friendship. The objective of this study was to identify the characterizing elements of the social representations of friendship for university students. The sample comprised 120 students, of both sexes, and a semidirectional interview was used to collect the data, complemented by questions of characterization of the sample. The interviews were organized in a corpus, submitted to a Hierarchical Descending Classification, with the aid of IRaMuTeQ software. The results indicated differences between the sexes, with the female group presenting a greater amount of elements associated with friendship, while the emphasis on friendship between males is associated more with confidence and companionship among peers. It is emphasized that both sexes consider trust and companionship equally important. The data allow us to identify representational patterns that influence expectations and actions in relation to behaviors associated with friendship. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50051 |
ISSN : | 2179-1740 (versão on line) 0102-1222 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DPSI - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_art_ascholosser.pdf | 361,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.