Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50051
Type: Artigo de Periódico
Title: Elementos caracterizadores das representações sociais da amizade para universitários
Title in English: Characterizing the social representations of friendship for university students
Authors: Schölosser, Adriano
Keywords: Atração interpessoal;Psicologia social;Representação social;Amizade
Issue Date: 2020
Publisher: Revista de Psicologia
Citation: SCHLÖSSER, Adriano. Elementos caracterizadores das representações sociais da amizade para universitários. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 11, n. 1, p. 12-19, jan./jun. 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: Dentre as modalidades de relacionamentos interpessoais, a amizade desponta como uma das mais significativas, considerando os valores e comportamentos associados ao que se espera em uma relação de amizade. O objetivo deste estudo foi identificar os elementos caracterizadores das representações sociais da amizade para universitários. Compôs a amostra 120 estudantes, de ambos os sexos, tendo sido utilizada uma entrevista semidiretiva para a coleta dos dados, complementada por questões de caracterização da amostra. As entrevistas foram organizadas em um corpus, submetido a uma Classificação Hierárquica Descendente, com auxílio do software IRaMuTeQ. Os resultados indicaram diferenças entre os sexos, sendo que o grupo feminino apresentou maior quantidade de elementos associados à amizade, enquanto a ênfase na amizade entre o sexo masculino se associa mais à confiança e companheirismo entre pares. Ressalta-se que ambos os sexos consideram a confiança e o companheirismo elementos igualmente importantes. Os dados permitem identificar padrões representacionais que influenciam nas expectativas e ações frente a comportamentos associados à amizade.
Abstract: Among the modalities of interpersonal relationships, friendship emerges as one of the most significant, considering the values ​​and behaviors associated with what is expected in a relationship of friendship. The objective of this study was to identify the characterizing elements of the social representations of friendship for university students. The sample comprised 120 students, of both sexes, and a semidirectional interview was used to collect the data, complemented by questions of characterization of the sample. The interviews were organized in a corpus, submitted to a Hierarchical Descending Classification, with the aid of IRaMuTeQ software. The results indicated differences between the sexes, with the female group presenting a greater amount of elements associated with friendship, while the emphasis on friendship between males is associated more with confidence and companionship among peers. It is emphasized that both sexes consider trust and companionship equally important. The data allow us to identify representational patterns that influence expectations and actions in relation to behaviors associated with friendship.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50051
ISSN: 2179-1740 (versão on line)
0102-1222
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_art_ascholosser.pdf361,33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.