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Tipo: Tese
Título : A Formação de Jovens e Adultos do Campo: Um Estudo da Experiência do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Município de Abaetetuba–Pa
Autor : Brito, Diselma Marinho
Tutor: Furtado, Eliane Dayse Pontes
Palabras clave : Movimentos sociais;Educação popular;Educação do campo
Fecha de publicación : 2015
Citación : BRITO, Diselma Marinho. A Formação de Jovens e Adultos do Campo: Um Estudo da Experiência do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Município de Abaetetuba–Pa. 2015. 156f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza(CE), 2015.
Resumen en portugués brasileño: Este estudo tem como título A formação de jovens e adultos do campo: um estudo de caso no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Município de Abaetetuba – PA (STRA). Propôs-se investigar a seguinte questão de pesquisa: Qual a contribuição da formação sindical para os jovens e adultos filiados ao sindicato, nas comunidades trabalhadas? Na construção do aporte teórico desse estudo foram utilizados vários autores dentre eles: Miguel Arroyo (1995, 2001, 2003, 2004, 2005) Paulo Freire (1987, 1996, 1997), Paulo Freire e Ira Schor (1986), Scherer-Warren (1993, 1996, 2007), Brandão (2007), Paiva (1972), Paludo (2001, 2006), Gadotti (1983, 2000, 2002), Manfredi (1996) Fasheh (1999), dentre outros, elucidando categorias como: educação popular, formação, saberes, movimentos sociais, jovens e adultos. Investigar este Sindicato, propiciou analisar em seu interior a formação de jovens e adultos associados ao movimento e a relação com os saberes oriundos das relações construídas com a realidade. Este estudo está inserido no escopo da pesquisa qualitativa, que permitiu uma aproximação direta com o universo da pesquisa, contribuindo para descrição, compreensão da formação desenvolvida no Sindicato. Constitui-se como um Estudo de Caso, pois, o mesmo tem um interesse próprio, único, particular. O caso específico foi delimitado, contextualizado em tempo e lugar para que permitisse realizar uma busca circunstanciada de informações. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados surgiram dos objetivos elaborados para o estudo, quais sejam: Levantar a base conceitual de formação e saberes, que inspiram as ações desenvolvidas pelo STRA, identificar como acontece a formação dos jovens e adultos do STRA e levantar no que consiste a contribuição do sindicato para a formação dos seus jovens e adultos. A observação, as entrevistas semi estruturadas e o grupo focal foram instrumentos fundamentais para a coleta de informações sobre a questão norteadora deste estudo. Destaca-se que há um processo de aprendizagem desenvolvida no mundo da vida associada à necessidade de ler e escrever. Uma aprendizagem com estratégias próprias; que respeita o tempo particular de cada um. Há um processo de educação popular, um ato essencialmente humano e político. Não se restringe ao sujeito a quem se dirige, mas à intencionalidade social e política com que é feito. Envolve um processo dialético de construção de conhecimento a partir da prática, do diálogo, da reflexão e da volta à prática. Nesse processo, os sujeitos que dialogam educam-se uns aos outros e, por sua vez, têm como referência a leitura da realidade que pretendem transformar. Lança mão não somente com metodologias variadas, com diferentes concepções críticas, mas também com as bases conceituais para uma forma de saber a partir das práticas. A produção de conhecimento, nesse processo rompe com os paradigmas positivistas e racionalistas de produção de ciência e conhecimento. São mediadas pela relação com o mundo e para o mundo. O estudo aponta para a necessidade de se propiciar oportunidades para que se dê um salto na busca da sistematização e teorização dessa experiência.
Abstract: This paper is titled as: The training education of young people and adults from the rural areas: a case study at the RuralWorkers Union (RWU) in the city of Abaetetuba - PA. It was proposed to investigate the following research question: How does the process of youth education and adults happens in the Rural Workers Union of the Municipality of Abaetetuba. In order to build the theoretical framework of this study were used several authors: Miguel Arroyo (1995, 2001, 2003, 2004, 2005) Paulo Freire (1987, 1996, 1997), Paulo Freire e Ira Schor (1986), Scherer-Warren (1993, 1996, 2007), Brandão (2007), Paiva (1972), Paludo (2001, 2006), Gadotti (1983, 2000, 2002), Manfredi (1996) Fasheh (1999), among others, and elucidating categories like: popular education, training, knowledge, social movements, young people and adults.The Investigation at the Rural Workers Union of Abaetetuba provided the analysis of the training of young people and adults associated with the movement and the relationship with the knowledge coming from the relations built by the reality. This study was part of the scope of qualitative research, which allowed a direct approach to the universe of research, contributing for the description, understanding of the formation of young people and adults who are members in the Rural Workers Union of Abaetetuba. It is constituted as a case study because, it has its own interest, unique, particular. Aims to research a specific case, well-defined, contextualized in time and place so that we can conduct a detailed search of information. The instruments used for data collection emerged from the objectives elaborated for the study, which are; Raising the conceptual basis of training and knowledge that inspire the actions developed by RWU, and to identify the training of young people and adults of RWU happens and find how the RWU contribute to the training of its young people. Using Semi structured interviews and focus groups were key tools for collecting information on the guiding question of this study.It is noteworthy that there is a learning process developed in the world of life associated with the need to read and write. A learning process with its own strategies; whichrespects the particular time of each. There is a popular education process. It is an essentially human and political act. Not only represents the individual to whom it is addressed, but the social and political intentionality with which it is made. It is a dialectical process of building knowledge from the practice of theorizing about it, to return to practice. In this process, the taxable persons that dialogue they educate each other and, in turn, have as a reference the reading of the reality that they intend to transform. They contribute not only with various methodologies, with different critical conceptions, but also with the conceptual basis for a way to learn from the practices. Their knowledge production has entered into discussion in the research area, breaking the positivist and rationalist paradigm production of science and knowledge. The study points to the need to provide opportunities that they take a leap in the pursuit for the systematization and theorization of that experience.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49835
Aparece en las colecciones: PPGEB - Teses defendidas na UFC

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