Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49661
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Sistemas de Avaliação do Ensino Superior Brasileiro (SINAES): a participação dos estudantes
Título en inglés: Student participation in the Evaluation System of Brazilian Higher Education (SINAES)
Autor : Earp, Maria de Lourdes Sá
Betterncourt, Maria Beatriz Gomes
Lopes, Gracélia Nascimento Pereira
Palabras clave : Avaliação do ensino pelos estudantes;Políticas públicas educacionais;Ensino superior
Fecha de publicación : 2019
Editorial : Revista Aval
Citación : EARP, Maria de Lourdes Sá; BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes; LOPES, Gracélia Nascimento Pereira. Sistemas de Avaliação do Ensino Superior Brasileiro (SINAES): a participação dos estudantes. Revista Aval, Fortaleza, v. 2, n. 16, p. 46-63, jul./dez. 2019.
Resumen en portugués brasileño: Este artigo está baseado em pesquisa sobre a participação dos estudantes na avaliação do ensino no âmbito do SINAES. A investigação teve como objetivo conhecer como estudantes de instituições de ensino superior participaram no processo de avaliação institucional, pretendendo-se conhecer as circunstâncias e as representações que condicionaram as respostas dos estudantes aos questionários de avaliação. A metodologia qualitativa permitiu construir elementos de compreensão dos efeitos da política pública em questão, nomeadamente no que se refere aos objetivos de auto regulação das atividades de ensino e aprendizagem das instituições de ensino superior. Em função dos resultados, são feitas recomendações no sentido da institucionalização de uma cultura de avaliação formativa nas IES brasileiras.
Abstract: The starting point of this paper is a research about the student participation in the assessment of teaching, in SINAES. The qualitative methodology employed aims to unveil the circumstances in which students respond to the questionnaires as well as their reflective look at the institutional evaluation process. This methodology also allowed us to build elements of understanding the effects of the public policy in question, in particular regarding the impact on self-regulation of teaching and learning in higher education institutions. Recommendations are made to institutionalize a culture of formative evaluation in Brazilian IES.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49661
ISSN :  2176-9923
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: MAPP - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_art_mlsearpmbgbettencourt.pdf223,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.