Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49661
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorEarp, Maria de Lourdes Sá-
dc.contributor.authorBetterncourt, Maria Beatriz Gomes-
dc.contributor.authorLopes, Gracélia Nascimento Pereira-
dc.date.accessioned2020-01-27T11:00:11Z-
dc.date.available2020-01-27T11:00:11Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationEARP, Maria de Lourdes Sá; BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes; LOPES, Gracélia Nascimento Pereira. Sistemas de Avaliação do Ensino Superior Brasileiro (SINAES): a participação dos estudantes. Revista Aval, Fortaleza, v. 2, n. 16, p. 46-63, jul./dez. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn 2176-9923-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49661-
dc.description.abstractThe starting point of this paper is a research about the student participation in the assessment of teaching, in SINAES. The qualitative methodology employed aims to unveil the circumstances in which students respond to the questionnaires as well as their reflective look at the institutional evaluation process. This methodology also allowed us to build elements of understanding the effects of the public policy in question, in particular regarding the impact on self-regulation of teaching and learning in higher education institutions. Recommendations are made to institutionalize a culture of formative evaluation in Brazilian IES.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Avalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação do ensino pelos estudantespt_BR
dc.subjectPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleSistemas de Avaliação do Ensino Superior Brasileiro (SINAES): a participação dos estudantespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo está baseado em pesquisa sobre a participação dos estudantes na avaliação do ensino no âmbito do SINAES. A investigação teve como objetivo conhecer como estudantes de instituições de ensino superior participaram no processo de avaliação institucional, pretendendo-se conhecer as circunstâncias e as representações que condicionaram as respostas dos estudantes aos questionários de avaliação. A metodologia qualitativa permitiu construir elementos de compreensão dos efeitos da política pública em questão, nomeadamente no que se refere aos objetivos de auto regulação das atividades de ensino e aprendizagem das instituições de ensino superior. Em função dos resultados, são feitas recomendações no sentido da institucionalização de uma cultura de avaliação formativa nas IES brasileiras.pt_BR
dc.title.enStudent participation in the Evaluation System of Brazilian Higher Education (SINAES)pt_BR
Aparece nas coleções:MAPP - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_mlsearpmbgbettencourt.pdf223,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.