Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49595
Tipo: Capítulo de Livro
Título : Aprendizagem colaborativa para a construção de uma cultura de paz na escola
Autor : Silva, Maria Auricélia da
Castro Filho, José Aires de
Palabras clave : Cultura de paz;Aprendizagem colaborativa;Ambiente escolar
Fecha de publicación : 2012
Editorial : Edições UFC
Citación : SILVA, Maria Auricélia da; CASTRO FILHO, José Aires de. Aprendizagem colaborativa para a construção de uma cultura de paz na escola. IN: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade III. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2012. p. 144-156.
Resumen en portugués brasileño: O trabalho colaborativo tem-se tornado cada vez mais frequente nos diversos segmentos sociais e adentra a escola, ambiente propício à promoção do ensino e da aprendizagem nessa perspectiva, pois é o espaço onde o contato com os bens culturais é feito de forma sistemática, intencional e planejada. É também o ambiente adequado para a vivência de experiências promotoras de paz, diálogo e colaboração. Trata-se não só de aprender a colaborar, mas também de colaborar para aprender numa sociedade em que o respeito ao outro, o diálogo, a empatia, a tolerância e a solidariedade devem ser buscados com veemência. Nesse processo, professor e alunos constroem o conhecimento por meio de interações e ajuda mútua, o que possibilita um grande avanço nas aprendizagens individual e coletiva. Desse modo, o trabalho colaborativo impulsiona a vivência de práticas pedagógicas capazes de potencializar a aprendizagem colaborativa, mediante a apreensão dos conteúdos curriculares e a internalização de valores e atitudes fundamentais à convivência social e à construção de uma cultura de paz na escola. Este trabalho discute, portanto, o significado do termo colaboração e os critérios para a definição de interações colaborativas. Discorre, ainda, sobre o surgimento, o conceito e s fundamentos da aprendizagem colaborativa e como essa perspectiva pode contribuir para a formação de uma cultura de paz na escola.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49595
ISBN : 978-85-7282-530-6
Aparece en las colecciones: DFE - Capítulos de livro

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2012_capliv_masilvajacastrofilho.pdf6,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.