Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49595
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Maria Auricélia da | - |
dc.contributor.author | Castro Filho, José Aires de | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-23T15:57:00Z | - |
dc.date.available | 2020-01-23T15:57:00Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Auricélia da; CASTRO FILHO, José Aires de. Aprendizagem colaborativa para a construção de uma cultura de paz na escola. IN: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade III. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2012. p. 144-156. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7282-530-6 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49595 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Cultura de paz | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem colaborativa | pt_BR |
dc.subject | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem colaborativa para a construção de uma cultura de paz na escola | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O trabalho colaborativo tem-se tornado cada vez mais frequente nos diversos segmentos sociais e adentra a escola, ambiente propício à promoção do ensino e da aprendizagem nessa perspectiva, pois é o espaço onde o contato com os bens culturais é feito de forma sistemática, intencional e planejada. É também o ambiente adequado para a vivência de experiências promotoras de paz, diálogo e colaboração. Trata-se não só de aprender a colaborar, mas também de colaborar para aprender numa sociedade em que o respeito ao outro, o diálogo, a empatia, a tolerância e a solidariedade devem ser buscados com veemência. Nesse processo, professor e alunos constroem o conhecimento por meio de interações e ajuda mútua, o que possibilita um grande avanço nas aprendizagens individual e coletiva. Desse modo, o trabalho colaborativo impulsiona a vivência de práticas pedagógicas capazes de potencializar a aprendizagem colaborativa, mediante a apreensão dos conteúdos curriculares e a internalização de valores e atitudes fundamentais à convivência social e à construção de uma cultura de paz na escola. Este trabalho discute, portanto, o significado do termo colaboração e os critérios para a definição de interações colaborativas. Discorre, ainda, sobre o surgimento, o conceito e s fundamentos da aprendizagem colaborativa e como essa perspectiva pode contribuir para a formação de uma cultura de paz na escola. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DFE - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_capliv_masilvajacastrofilho.pdf | 6,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.