Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49543
Type: | Capítulo de Livro |
Title: | Os círculos de cultura no fortalecimento da cultura de paz na Escola de Ensino Médio Wladimir Roriz |
Authors: | Carneiro, Maria Joyce Maia Costa Matos, Kelma Socorro Alves Lopes de |
Keywords: | Cultura de paz;Ambiente escolar;Círculo de Educação e Cultura |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Edições UFC |
Citation: | SOUZA, Cezar Peres de; MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de. Os círculos de cultura no fortalecimento da cultura de paz na Escola de Ensino Médio Wladimir Roriz. IN: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade III. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2012. p. 100-110. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Discutir cultura de paz não é algo absolutamente novo. O líder budista Thich Nhãt Hanh, nascido no Vietnã do Centro, em 1926, argumentava, em 1960, sobre a necessidade de se imprimir paz na terra (1991). Conforme esse líder, a cultura de paz se torna concreta desde que se tenha isto como filosofia de vida. Aqui, trazemos uma reflexão sobre a paz com base na experiência escolar. Metodologicamente buscamos, neste estudo, trabalhar cultura de paz, por meio dos Círculos de Culturas (CC) freireanos (FREIRE, 1980), que envolvem o diálogo, a participação e o trabalho subjetivo coletivo. A opção por essa metodologia decorreu porque os CC, na proposta de Freire (1983), enfatizam a 'leitura do mundo' em uma perspectiva crítica do contexto social e cultural em que se vive. Desejamos, então, expressar a possibilidade em contribuir com a construção da cultura de paz, recorrendo à valorização da participação juvenil, por meio do diálogo, desenvolvido nos círculos de culturas da escola. Os CC surgiram no contexto da educação de jovens e adultos, em que Paulo Freire, grande incentivador da cultura popular, apresentou uma proposta em que houvesse espaço para a participação, não só na política, mas também na cultura. O autor destaca, em sua obra Educação como Prática da Liberdade (2002), a temática do círculo de cultura, em que a partir da leitura das experiências relatadas, coloca como e porque as relações entre educação e conscientização se desenvolvem.[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49543 |
ISBN: | 978-85-7282-530-6 |
Appears in Collections: | DFE - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2012_capliv_mjmccarneiroksalmatos.pdf | 6,01 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.