Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49543
Type: Capítulo de Livro
Title: Os círculos de cultura no fortalecimento da cultura de paz na Escola de Ensino Médio Wladimir Roriz
Authors: Carneiro, Maria Joyce Maia Costa
Matos, Kelma Socorro Alves Lopes de
Keywords: Cultura de paz;Ambiente escolar;Círculo de Educação e Cultura
Issue Date: 2012
Publisher: Edições UFC
Citation: SOUZA, Cezar Peres de; MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de. Os círculos de cultura no fortalecimento da cultura de paz na Escola de Ensino Médio Wladimir Roriz. IN: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade III. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2012. p. 100-110.
Abstract in Brazilian Portuguese: Discutir cultura de paz não é algo absolutamente novo. O líder budista Thich Nhãt Hanh, nascido no Vietnã do Centro, em 1926, argumentava, em 1960, sobre a necessidade de se imprimir paz na terra (1991). Conforme esse líder, a cultura de paz se torna concreta desde que se tenha isto como filosofia de vida. Aqui, trazemos uma reflexão sobre a paz com base na experiência escolar. Metodologicamente buscamos, neste estudo, trabalhar cultura de paz, por meio dos Círculos de Culturas (CC) freireanos (FREIRE, 1980), que envolvem o diálogo, a participação e o trabalho subjetivo coletivo. A opção por essa metodologia decorreu porque os CC, na proposta de Freire (1983), enfatizam a 'leitura do mundo' em uma perspectiva crítica do contexto social e cultural em que se vive. Desejamos, então, expressar a possibilidade em contribuir com a construção da cultura de paz, recorrendo à valorização da participação juvenil, por meio do diálogo, desenvolvido nos círculos de culturas da escola. Os CC surgiram no contexto da educação de jovens e adultos, em que Paulo Freire, grande incentivador da cultura popular, apresentou uma proposta em que houvesse espaço para a participação, não só na política, mas também na cultura. O autor destaca, em sua obra Educação como Prática da Liberdade (2002), a temática do círculo de cultura, em que a partir da leitura das experiências relatadas, coloca como e porque as relações entre educação e conscientização se desenvolvem.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49543
ISBN: 978-85-7282-530-6
Appears in Collections:DFE - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_capliv_mjmccarneiroksalmatos.pdf6,01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.