Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49522
Tipo: Capítulo de Livro
Título : Valores humanos e afetividade conceitos importantes para a construção de relações no espaço escolar
Autor : Castro, Lívia Maria Duarte de
Matos, Kelma Socorro Alves Lopes de
Palabras clave : Afetividade;Valores Humanos;Cultura da paz;Ambiente escolar
Fecha de publicación : 2012
Editorial : Edições UFC
Citación : CASTRO, Lívia Maria Duarte de; MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de. Valores humanos e afetividade conceitos importantes para a construção de relações no espaço escolar. IN: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade III. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2012. p. 55-67.
Resumen en portugués brasileño: A realização deste estudo têm como objetivo discutir o trabalho com Valores Humanos na prática docente relacio nados à afetividade na escola. A pesquisa aconteceu no Liceu Domingos Sávio, localizado no município de Baturité. A escola visa a promoção da paz a partir de um projeto intitulado "Por uma Escola de Paz", criado por uma das coordenadoras do Liceu e uma supervisora do CREDE 08- Centro Regional de Desenvolvimento da Educação. A prática tem sido realiza da em todas as escolas que fazem parte do CREDE. Neste artigo nos deteremos a ilustrar os impactos resultantes desse trabalho nos aspectos que compreendem o despertar da discussão dos valores humanos e sua relação com a afetividade no sentido de voltarem-se para a promoção da paz. Trazemos assim a experiência do Liceu Domingos Sávio, já citado, que se revela através da prática docente. Os professores, apesar de ainda estarem se familiarizando com a proposta de trabalho, realizam ações que se voltam à reflexão, e em especial, ao exercício e prática dos valores humanos e afetividade. Os temas valores humanos e afetividade na escola têm ganhado espaços nas discussões educacionais, em especial em âmbitos escolares, favorecendo uma formação que contempla aspectos de caráter ético e espirituais, para além dos conteúdos, considerando o que é essencial para a construção de novas práticas pedagógicas (BARROS,2009). Esboçamos a seguir algumas reflexões sobre Valores Humanos, Escola e Afetividade.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49522
ISBN : 978-85-7282-530-6
Aparece en las colecciones: DFE - Capítulos de livro

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2012_capliv_lmdcastroksalmatos.pdf7,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.