Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49522
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Castro, Lívia Maria Duarte de | - |
dc.contributor.author | Matos, Kelma Socorro Alves Lopes de | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-22T13:08:43Z | - |
dc.date.available | 2020-01-22T13:08:43Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, Lívia Maria Duarte de; MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de. Valores humanos e afetividade conceitos importantes para a construção de relações no espaço escolar. IN: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade III. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2012. p. 55-67. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7282-530-6 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49522 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Valores Humanos | pt_BR |
dc.subject | Cultura da paz | pt_BR |
dc.subject | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.title | Valores humanos e afetividade conceitos importantes para a construção de relações no espaço escolar | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A realização deste estudo têm como objetivo discutir o trabalho com Valores Humanos na prática docente relacio nados à afetividade na escola. A pesquisa aconteceu no Liceu Domingos Sávio, localizado no município de Baturité. A escola visa a promoção da paz a partir de um projeto intitulado "Por uma Escola de Paz", criado por uma das coordenadoras do Liceu e uma supervisora do CREDE 08- Centro Regional de Desenvolvimento da Educação. A prática tem sido realiza da em todas as escolas que fazem parte do CREDE. Neste artigo nos deteremos a ilustrar os impactos resultantes desse trabalho nos aspectos que compreendem o despertar da discussão dos valores humanos e sua relação com a afetividade no sentido de voltarem-se para a promoção da paz. Trazemos assim a experiência do Liceu Domingos Sávio, já citado, que se revela através da prática docente. Os professores, apesar de ainda estarem se familiarizando com a proposta de trabalho, realizam ações que se voltam à reflexão, e em especial, ao exercício e prática dos valores humanos e afetividade. Os temas valores humanos e afetividade na escola têm ganhado espaços nas discussões educacionais, em especial em âmbitos escolares, favorecendo uma formação que contempla aspectos de caráter ético e espirituais, para além dos conteúdos, considerando o que é essencial para a construção de novas práticas pedagógicas (BARROS,2009). Esboçamos a seguir algumas reflexões sobre Valores Humanos, Escola e Afetividade. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DFE - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_capliv_lmdcastroksalmatos.pdf | 7,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.