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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49402
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título : | Paz positiva, paz negativa e o conflito como elementos centrais na construção da Educação para a Paz |
Autor : | Salles Filho, Nei Alberto |
Palabras clave : | Cultura da paz;Educação para a Paz;Violência - aspectos sociais;Administração de conflitos |
Fecha de publicación : | 2014 |
Editorial : | Edições UFC |
Citación : | SALLES FILHO, Nei Alberto. Paz positiva, paz negativa e o conflito como elementos centrais na construção da Educação para a Paz. In: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (org.). Cultura de Paz, Ética e Espiritualidade IV. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 177-189. |
Resumen en portugués brasileño: | Passada mais de uma década dos primeiros estudos acadêmicos sérios sobre a Cultura de Paz e a Educação para a Paz no Brasil, precisamos fazer ou refazer algumas questões norteadoras para refletir nos pontos que avançamos e sobre os quais ainda é necessário nos debruçarmos. Portanto, recolocar a discussão sobre Cultura de Paz e Educação para a Paz no Brasil é lançar mais questões na construção deste campo de conhecimento. O que pautamos é a necessidade de pensar as noções da violência, da Cultura de Paz e Educação para a Paz de forma complementar e, ao mesmo tempo, preservando as diferenças importantes entre si. Tal diferenciação é importante à medida que se procura inserir a Educação para a Paz decisivamente na discussão educacional, não como apêndice ou um mero projeto escolar, mas como um conhecimento balizado em dimensões teóricas e vivências passíveis de organizar uma metodologia de trabalho. Ao longo das últimas décadas nos habituamos a ouvir e falar da Cultura de Paz como uma busca, que para além da dimensão religiosa esteve ligada à espiritualidade, à abordagem holística e a uma ideia de valores universais. Através da Organização das Nações Unidas (ONU), o discurso sobre a Cultura de Paz tornou-se parte da humanidade, nos diferentes continentes, entre o período do final da Segunda Grande Guerra Mundial (anos 1940) até a primeira década do século XXI. Tal discurso, mesmo permeado pelos Direitos Humanos, não causou grandes mudanças no cenário mundial das guerras e violências humanas, não obstante os esforços empreendidos. A ideia da Cultura de Paz como alternativa à guerra, ao chegar no cotidiano escolar já vem deturpada,[...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49402 |
ISBN : | 978-85-7282-602-0 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Capítulos de livro |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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