Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49401
Tipo: Capítulo de Livro
Título: A paz e a tradição das Pedagogias da Libertação
Autor(es): Lira, Maria de Fátima Soares
Rocha, Rosa Maria Guimarães
Palavras-chave: Cultura da paz;Conscientização sociopolítica;Pedagogia da Libertação;Freire, Paulo, 1921-1997
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: LIRA, Maria de Fátima Soares; ROCHA, Rosa Maria Guimarães. A paz e a tradição das Pedagogias da Libertação. In: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (org.). Cultura de Paz, Ética e Espiritualidade IV. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 141-151.
Resumo: Dentre as várias vertentes de uma cultura de paz, apresenta-se uma tradição que responde aos movimentos sociais do chamado terceiro mundo, e que teve grande repercussão na América Latina: a conscientização sociopolítica, com base nas pedagogias da libertação (GUIMARÃES,2011). Neste artigo, abordaremos os fundamentos de uma educação para a paz no continente sul-americano, e a contribuição de Paulo Freire na construção de uma educação voltada para uma cultura de paz. Seu objetivo é mostrar que a paz é indispensável ao bem viver humano, que ela não é dada, mas criada e construída na busca por justiça social, e na superação de realidades sociais que não levam em consideração os direitos dos grupos menos favorecidos.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49401
ISBN: 978-85-7282-602-0
Aparece nas coleções:PPGFILO - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_capliv_mfslirarmgrocha.pdf6,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.