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dc.contributor.authorLira, Maria de Fátima Soares-
dc.contributor.authorRocha, Rosa Maria Guimarães-
dc.date.accessioned2020-01-21T12:33:14Z-
dc.date.available2020-01-21T12:33:14Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationLIRA, Maria de Fátima Soares; ROCHA, Rosa Maria Guimarães. A paz e a tradição das Pedagogias da Libertação. In: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (org.). Cultura de Paz, Ética e Espiritualidade IV. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 141-151.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7282-602-0-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49401-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectCultura da pazpt_BR
dc.subjectConscientização sociopolíticapt_BR
dc.subjectPedagogia da Libertaçãopt_BR
dc.subjectFreire, Paulo, 1921-1997pt_BR
dc.titleA paz e a tradição das Pedagogias da Libertaçãopt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrDentre as várias vertentes de uma cultura de paz, apresenta-se uma tradição que responde aos movimentos sociais do chamado terceiro mundo, e que teve grande repercussão na América Latina: a conscientização sociopolítica, com base nas pedagogias da libertação (GUIMARÃES,2011). Neste artigo, abordaremos os fundamentos de uma educação para a paz no continente sul-americano, e a contribuição de Paulo Freire na construção de uma educação voltada para uma cultura de paz. Seu objetivo é mostrar que a paz é indispensável ao bem viver humano, que ela não é dada, mas criada e construída na busca por justiça social, e na superação de realidades sociais que não levam em consideração os direitos dos grupos menos favorecidos.[...]pt_BR
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