Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49081
Type: | TCC |
Title: | Avaliação da experiência de educação ambiental no âmbito do subprograma de desenvolvimento sustentável de recursos hídricos para o semi-árido brasileiro - PROÁGUA: estudo de caso adutora Pires Ferreira |
Authors: | Mota, Heloisa Helena Garcia |
Advisor: | Studart, Ticiana Marinho de Carvalho |
Keywords: | Recursos hídricos;Educação ambiental;Desenvolvimento sustentável;Estudos ambientais;Educational processes;Environmental education |
Issue Date: | 2008 |
Citation: | MOTA, H. H. G. Avaliação da experiência de educação ambiental no âmbito do subprograma de desenvolvimento sustentável de recursos hídricos para o semi-árido brasileiro - PROÁGUA: estudo de caso adutora Pires Ferreira. 2008. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão dos Recursos Hídricos e Infraestrutura Hidráulica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2008. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O crescimento populacional acelerado dos últimos cem anos, associado ao aumento da capacidade de destruição do homem, tomou a questão ambiental uma preocupação mundial. Diante da dimensão do problema, as nações têm adotado medidas preventivas visando a sustentabilidade da Terra. Porém, a complexidade do tema requer discussão aprofundada dos processos educativos de forma que possibilitem a aquisição de novos conhecimentos, tomando possível a tomada de decisões consciente e a adoção de procedimentos que interfiram positivamente na sua. relação com o meio ambiente. No Brasil, o Programa Nacional de Educação Ambiental surge como proposta de mudança na sociedade, tendo como princípios básicos: o respeito à liberdade, o aprendizado e a valorização. 0 presente trabalho avalia uma experiência de educação ambiental no Ceará, na adutora do município de Pires Ferreira, no âmbito do Subprograma de Desenvolvimento Sustentável de Recursos Hídricos para o Semi-Árido Brasileiro — PROÁGUA. Tal projeto atuou na formação de grupos de multiplicadores, no estado do Ceará, visando à preservação do meio ambiente e o uso racional dos recursos hidricos por meio de uma gestão compartilhada. Observou-se que a proposta inicial, agregada aos instrumentos utilizados para levar esclarecimentos, associada A. realização da consciência política das pessoas envolvidas, teve resultados positivos em todos os aspectos: culturais, demográficos, estruturais e sociais. |
Abstract: | The accelerated population growth from the last 100 years, associated to the increasing capacity of destruction caused by men, turned the environmental issue a world wide concern. Given the scale of the problem, nations have adopted preventive measures, aiming the earth's sustainability. However, the complexity of this theme requires a deeper discussion of the educational processes, in a way that allows the acquisition of new knowledge, making possible a conscious decision-making, and the adoption of procedures that interfere positively on its relationship with the environment. In Brazil, The National Program of Environmental Education appears as a proposal to make changes in the society, having as basic principles: respect for freedom, learning and valuation. This study evaluates an experience of environmental education in Ceara, in the expository of Pires Ferreira municipality, on the framework of the Sub-Programme for Sustainable Development of Water Resources for the Semi-Arid Brasileiro - PROAGUA. This project served in the formation of multiplying groups, on the state of Ceará, seeking the environment's preservation, and the rational use of the hydric resources through a shared management. It was observed, that the initial proposal, added with the used instruments to bring clarifications, associated to the political conscience accomplishment's of the people involved, it had positive results in all aspects: cultural, demographical, structural and social. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49081 |
Appears in Collections: | EGRHIH - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2008_tcc_hhgmota.pdf | 23,65 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.