Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49081
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorStudart, Ticiana Marinho de Carvalho-
dc.contributor.authorMota, Heloisa Helena Garcia-
dc.date.accessioned2019-12-30T12:13:01Z-
dc.date.available2019-12-30T12:13:01Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationMOTA, H. H. G. Avaliação da experiência de educação ambiental no âmbito do subprograma de desenvolvimento sustentável de recursos hídricos para o semi-árido brasileiro - PROÁGUA: estudo de caso adutora Pires Ferreira. 2008. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão dos Recursos Hídricos e Infraestrutura Hidráulica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49081-
dc.description.abstractThe accelerated population growth from the last 100 years, associated to the increasing capacity of destruction caused by men, turned the environmental issue a world wide concern. Given the scale of the problem, nations have adopted preventive measures, aiming the earth's sustainability. However, the complexity of this theme requires a deeper discussion of the educational processes, in a way that allows the acquisition of new knowledge, making possible a conscious decision-making, and the adoption of procedures that interfere positively on its relationship with the environment. In Brazil, The National Program of Environmental Education appears as a proposal to make changes in the society, having as basic principles: respect for freedom, learning and valuation. This study evaluates an experience of environmental education in Ceara, in the expository of Pires Ferreira municipality, on the framework of the Sub-Programme for Sustainable Development of Water Resources for the Semi-Arid Brasileiro - PROAGUA. This project served in the formation of multiplying groups, on the state of Ceará, seeking the environment's preservation, and the rational use of the hydric resources through a shared management. It was observed, that the initial proposal, added with the used instruments to bring clarifications, associated to the political conscience accomplishment's of the people involved, it had positive results in all aspects: cultural, demographical, structural and social.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRecursos hídricospt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectEstudos ambientaispt_BR
dc.subjectEducational processespt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.titleAvaliação da experiência de educação ambiental no âmbito do subprograma de desenvolvimento sustentável de recursos hídricos para o semi-árido brasileiro - PROÁGUA: estudo de caso adutora Pires Ferreirapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO crescimento populacional acelerado dos últimos cem anos, associado ao aumento da capacidade de destruição do homem, tomou a questão ambiental uma preocupação mundial. Diante da dimensão do problema, as nações têm adotado medidas preventivas visando a sustentabilidade da Terra. Porém, a complexidade do tema requer discussão aprofundada dos processos educativos de forma que possibilitem a aquisição de novos conhecimentos, tomando possível a tomada de decisões consciente e a adoção de procedimentos que interfiram positivamente na sua. relação com o meio ambiente. No Brasil, o Programa Nacional de Educação Ambiental surge como proposta de mudança na sociedade, tendo como princípios básicos: o respeito à liberdade, o aprendizado e a valorização. 0 presente trabalho avalia uma experiência de educação ambiental no Ceará, na adutora do município de Pires Ferreira, no âmbito do Subprograma de Desenvolvimento Sustentável de Recursos Hídricos para o Semi-Árido Brasileiro — PROÁGUA. Tal projeto atuou na formação de grupos de multiplicadores, no estado do Ceará, visando à preservação do meio ambiente e o uso racional dos recursos hidricos por meio de uma gestão compartilhada. Observou-se que a proposta inicial, agregada aos instrumentos utilizados para levar esclarecimentos, associada A. realização da consciência política das pessoas envolvidas, teve resultados positivos em todos os aspectos: culturais, demográficos, estruturais e sociais.pt_BR
Aparece nas coleções:EGRHIH - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_tcc_hhgmota.pdf23,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.