Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49045
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Dialética entre objetivação e apropriação no desenvolvimento das funções psíquicas superiores |
Autor : | Alves, Ranielly Barbosa Carmo, Francisca Maurilene do |
Palabras clave : | Ser social;Funções Psíquicas Superiores;Educação Escolar;Psicologia Histórico-Cultural |
Fecha de publicación : | 2019 |
Editorial : | Revista Eletrônica Arma da Crítica |
Citación : | ALVES, Ranielly Barbosa; CARMO, Francisca Maurilene do. Dialética entre objetivação e apropriação no desenvolvimento das funções psíquicas superiores. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 9, n. 11, p. 158-162, maio 2019. |
Resumen en portugués brasileño: | Tendo em vista a importância da apropriação dos conhecimentos historicamente acumulados, este estudo traz como objetivo investigar a dialética entre objetivação, apropriação e sua contribuição para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, dando destaque para a psicologia histórico-cultural de Vigotski e sua base marxista, destacando o papel da educação escolar na apropriação das generalizações pelos indivíduos. Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho teórico-bibliográfico com base nos autores da Psicologia Histórico-Cultural, particularmente Vigotski e Leontiev, e na leitura de estudiosos da Psicologia Histórico-Cultural. Ao término da pesquisa, constatou se a importância da apropriação dos conhecimentos acumulados para o desenvolvimento das funções psíquicas superiores. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49045 |
ISSN : | 1984-4735 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_art_rbalvesfmcarmo.pdf | 135,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.