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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49045| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título: | Dialética entre objetivação e apropriação no desenvolvimento das funções psíquicas superiores |
| Autor(es): | Alves, Ranielly Barbosa Carmo, Francisca Maurilene do |
| Palavras-chave: | Ser social;Funções Psíquicas Superiores;Educação Escolar;Psicologia Histórico-Cultural |
| Data do documento: | 2019 |
| Instituição/Editor/Publicador: | Revista Eletrônica Arma da Crítica |
| Citação: | ALVES, Ranielly Barbosa; CARMO, Francisca Maurilene do. Dialética entre objetivação e apropriação no desenvolvimento das funções psíquicas superiores. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 9, n. 11, p. 158-162, maio 2019. |
| Resumo: | Tendo em vista a importância da apropriação dos conhecimentos historicamente acumulados, este estudo traz como objetivo investigar a dialética entre objetivação, apropriação e sua contribuição para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, dando destaque para a psicologia histórico-cultural de Vigotski e sua base marxista, destacando o papel da educação escolar na apropriação das generalizações pelos indivíduos. Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho teórico-bibliográfico com base nos autores da Psicologia Histórico-Cultural, particularmente Vigotski e Leontiev, e na leitura de estudiosos da Psicologia Histórico-Cultural. Ao término da pesquisa, constatou se a importância da apropriação dos conhecimentos acumulados para o desenvolvimento das funções psíquicas superiores. |
| URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49045 |
| ISSN: | 1984-4735 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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