Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49045
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Dialética entre objetivação e apropriação no desenvolvimento das funções psíquicas superiores
Autor(es): Alves, Ranielly Barbosa
Carmo, Francisca Maurilene do
Palavras-chave: Ser social;Funções Psíquicas Superiores;Educação Escolar;Psicologia Histórico-Cultural
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Revista Eletrônica Arma da Crítica
Citação: ALVES, Ranielly Barbosa; CARMO, Francisca Maurilene do. Dialética entre objetivação e apropriação no desenvolvimento das funções psíquicas superiores. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 9, n. 11, p. 158-162, maio 2019.
Resumo: Tendo em vista a importância da apropriação dos conhecimentos historicamente acumulados, este estudo traz como objetivo investigar a dialética entre objetivação, apropriação e sua contribuição para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, dando destaque para a psicologia histórico-cultural de Vigotski e sua base marxista, destacando o papel da educação escolar na apropriação das generalizações pelos indivíduos. Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho teórico-bibliográfico com base nos autores da Psicologia Histórico-Cultural, particularmente Vigotski e Leontiev, e na leitura de estudiosos da Psicologia Histórico-Cultural. Ao término da pesquisa, constatou se a importância da apropriação dos conhecimentos acumulados para o desenvolvimento das funções psíquicas superiores.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49045
ISSN: 1984-4735
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_rbalvesfmcarmo.pdf135,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.