Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48840
Tipo: | Resumo |
Título: | A formação inicial dos estudantes de letras: o agir no estágio de regência |
Autor(es): | Monte Filha, Maria Vieira Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga |
Palavras-chave: | Formação inicial;ISD;Estágio |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | MONTE FILHA, Maria Vieira; LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga. A formação inicial dos estudantes de letras: o agir no estágio de regência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). |
Resumo: | A presente pesquisa analisa a formação inicial do aluno do Curso de Licenciatura em Língua Portuguesa e respectivas Literaturas da Universidade Federal do Ceará, sobretudo no que diz respeito às disciplinas voltadas para o Estágio de Regência. Nossa objetivo geral é investigar como o estagiário ressignifica seu agir durante este Estágio. Fazemos uso como aporte teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo - ISD (BRONCKART, 1999, 2009; BULEA, 2010) além de elementos da Ergonomia do Trabalho e da Clínica da Atividade (CLOT, 1999; AMIGUES, 2004). Dentre as categorias de análise elegidas estão: o repertório didático (CICUREL, 2011), saberes profissionais (VANHULLE,2009) e figuras de ação (BULEA, 2010). Nossa investigação é um estudo de cunho qualitativo e está localizada na linha de pesquisa Linguística Aplicada e Práticas Discursivas. Contamos com a participação de quatro alunos estagiários da disciplina de Estágio em Regência. Durante a disciplina, com a prévia autorização dos envolvidos - Direção da Escola, alunos, estagiários, o pesquisador acompanhou os estagiários no momento em que eles ministraram as aulas nas Escolas parceiras da Universidade. Nossa pesquisa de doutorado encontra-se em andamento. As análises preliminares estão sendo realizadas a partir das categorias anteriormente citadas. Nosso estudo está inserido em um projeto maior intitulado O estágio como um espaço de (trans)formação do professor, desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Aplicada (GEPLA/UFC). A formação do professor bem como o ensino e a aprendizagem são analisados na perspectiva da Linguística Aplicada, com foco no discurso do professor. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48840 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_mvmfilha.pdf | 49,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.