Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48840
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMonte Filha, Maria Vieira-
dc.contributor.authorLeurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga-
dc.date.accessioned2019-12-18T14:51:38Z-
dc.date.available2019-12-18T14:51:38Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMONTE FILHA, Maria Vieira; LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga. A formação inicial dos estudantes de letras: o agir no estágio de regência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48840-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectISDpt_BR
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.titleA formação inicial dos estudantes de letras: o agir no estágio de regênciapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa analisa a formação inicial do aluno do Curso de Licenciatura em Língua Portuguesa e respectivas Literaturas da Universidade Federal do Ceará, sobretudo no que diz respeito às disciplinas voltadas para o Estágio de Regência. Nossa objetivo geral é investigar como o estagiário ressignifica seu agir durante este Estágio. Fazemos uso como aporte teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo - ISD (BRONCKART, 1999, 2009; BULEA, 2010) além de elementos da Ergonomia do Trabalho e da Clínica da Atividade (CLOT, 1999; AMIGUES, 2004). Dentre as categorias de análise elegidas estão: o repertório didático (CICUREL, 2011), saberes profissionais (VANHULLE,2009) e figuras de ação (BULEA, 2010). Nossa investigação é um estudo de cunho qualitativo e está localizada na linha de pesquisa Linguística Aplicada e Práticas Discursivas. Contamos com a participação de quatro alunos estagiários da disciplina de Estágio em Regência. Durante a disciplina, com a prévia autorização dos envolvidos - Direção da Escola, alunos, estagiários, o pesquisador acompanhou os estagiários no momento em que eles ministraram as aulas nas Escolas parceiras da Universidade. Nossa pesquisa de doutorado encontra-se em andamento. As análises preliminares estão sendo realizadas a partir das categorias anteriormente citadas. Nosso estudo está inserido em um projeto maior intitulado O estágio como um espaço de (trans)formação do professor, desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Aplicada (GEPLA/UFC). A formação do professor bem como o ensino e a aprendizagem são analisados na perspectiva da Linguística Aplicada, com foco no discurso do professor.pt_BR
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_mvmfilha.pdf49,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.