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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48832
Tipo: | Resumo |
Título: | Método, ciência, esclarecimento e educação em Theodor Adorno |
Autor(es): | Gomes, Maria Socorro Rech, Hildemar Luiz |
Palavras-chave: | Método;Educação;Esclarecimento |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | GOMES, Maria Socorro; RECH, Hildemar Luiz. Método, ciência, esclarecimento e educação em Theodor Adorno. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). |
Resumo: | RESUMO: O presente trabalho visa investigar os conceitos de método, ciência e esclarecimento em Theodor W. Adorno e suas relações com a educação, a partir das obras Dialética do Esclarecimento (1985) e Dialética Negativa (2009). Primeiramente, apresentaremos as características do método adorniano descrito na obra Dialética Negativa – que vem inovar o próprio método dialético, colocando-o sob uma ótica diferenciada daquela proposta por G.W.F. Hegel, com seu modelo dialético lógico. Delinearemos em seguida o conceito de ciência descrito por Adorno na Dialética do Esclarecimento, cujo objetivo é revelar a persistência do conceito de Esclarecimento, bem como sua inseparalidade dos conceitos de método e ciência, numa tentativa de comprovar a possibilidade de sua constelação significativa e desse modo essencial, constituindo-se como conceito chave, permitindo a leitura crítica da realidade e de seus paradoxos, necessária, portanto, à instauração de uma educação direcionada à liberdade e emancipação. Na Dialética do Esclarecimento o filósofo faz uma análise sobre a ciência, reconhece o progresso científico e as pesquisas empíricas como ponto de apoio para a resolução dos problemas da humanidade. Porém, não deixa também de reconhecer que elas se circunscrevem apenas a uma pequena parte do universo a ser investigado, amparadas unicamente em métodos norteados pela eterna repetição dos fenômenos mediante o norte de simples relações de causa e efeito, não considerando, portanto, os elementos que estão “fora” do processo de matematização. Nestes termos, segundo Adorno, o surgimento da ciência experimental favoreceu a manipulação das ações e como resultado, ampliou ainda mais o poder de domínio do homem sobre a sua natureza interna, instrumentalizando seu pensamento e acarretando consequências que jamais serão apagadas. Dessa maneira, diante dos comportamentos inesperados e incompreensíveis de sua época, Adorno indica o imperativo de novas formas de educar. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48832 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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