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Tipo: Resumo
Título : Mulheres diagnosticadas com câncer de mama e redes sociais virtuais: narrativas sobre o adoecer na era do compartilhamento virtual.
Autor : Moura, Maria Camila Gabriele
Germano, Idilva Maria Pires
Palabras clave : Redes sociais;Relatos autobiográficos;Câncer
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : MOURA, Maria Camila Gabriele; GERMANO, Idilva Maria Pires. Mulheres diagnosticadas com câncer de mama e redes sociais virtuais: narrativas sobre o adoecer na era do compartilhamento virtual. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumen en portugués brasileño: No contexto hodierno, as subjetividades são atravessadas pelos avanços tecnológicos, como mostra o compartilhamento de várias esferas da vida em plataformas digitais como Facebook e Instagram. A exposição de si nessas redes através de fotos, textos e vídeos, se estende ao adoecimento, que não foge à tendência de divulgação virtual. Se antes, isolamento e silêncio eram característicos em mulheres com câncer de mama, observa-se hoje que a exposição do tratamento oncológico por pacientes nas redes sociais pode gerar uma nova forma de enfrentar a doença. O número significativo de relatos pessoais de enfermas nas redes sociais, como Instagram, leva a refletir sobre quais modos de subjetivação estão implicados nesse contexto. Uma vez que este é o câncer mais incidente na população feminina, buscamos pesquisar os relatos autobiográficos de mulheres com câncer de mama no Instagram e suas possíveis repercussões. Esta pesquisa indaga, portanto, o que essas mulheres reivindicam quando partilham seu adoecimento nessa plataforma. Que visão do adoecer está sendo construída? Quais são os repertórios mais utilizados ao se falar de adoecimento? O que muda nas estratégias de enfrentamento da doença? É possível amenizar o sofrimento de outras doentes usando-se essa tecnologia? Qual é o alcance dessas narrativas mediadas pelo computador? Que valores e ideologias observamos nessas postagens? Essas questões conduzem nossa pesquisa que analisará fotos e suas legendas publicadas por mulheres com câncer de mama no Instagram, refletindo sobre o atravessamento tecnológico neste adoecer. Busca-se compreender como esse compartilhamento constrói novas experiências de adoecimento, especialmente, novas formas de vivenciar o câncer de mama hoje.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48812
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

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