Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48789
Tipo: | Resumo |
Título : | Aprendizagem de matemática: avaliação da Contribuição da seara da ciência UFC |
Autor : | Alves, Liduína Lopes Silva, Denize de Melo Marinho, Gabrielle Silva Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Oliveira, Maria Lucijane Gomes Braga, Adriana Eufrasio |
Palabras clave : | Aprendizagem de matemática;Ensino e aprendizagem;Avaliação |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | ALVES, Liduína Lopes et al. Aprendizagem de matemática: avaliação da Contribuição da seara da ciência UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). |
Resumen en portugués brasileño: | Este estudo busca avaliar a efetividade dos procedimentos didáticos pedagógicos na aprendizagem em matemática dos participantes dos cursos básicos de Matemática ofertados pela Seara da Ciência da UFC. A relevância da pesquisa consiste na busca da relação do ensino e da aprendizagem, possibilitando maior apreensão dos conteúdos relacionados à disciplina de Matemática pelos alunos participantes do projeto, buscando reflexão e suporte teórico de natureza científica para a melhoria processual das relações de aprendizado. Trata-se de uma abordagem metodológica do tipo exploratória e descritiva na vertente quali-quantitativa, adotando como procedimento técnico o estudo de caso. O lócus da pesquisa constitui-se nas duas turmas no 1º semestre de 2016. Os dados foram coletados através de questionários aplicados aos discentes e monitores assim como um roteiro de entrevistas (diário de campo). Para a análise utilizou-se o software Atlas.ti7 (Computer - Assisted Qualitative Data Analysis Software – CAQDAS e o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS)para os dados quantitativos. Verificou-se que 77,5% (n=31) dos participantes concordam que às atividades têm impacto significativo para a aprendizagem, 60% (n=24) que as atividades realizadas são dialogadas e pensadas para um aprendizado dinâmico da Matemática, e 55% (n=22)que estão presentes no dia a dia dos estudantes. Assim, quanto ao desenvolvimento da aprendizagem, pode-se observar que os alunos acreditam que a Seara da Ciência da UFC tem atendido à aprendizagem da Matemática através das atividades desenvolvidas, bem como na dinâmica dialogada dessas atividades. Conclui-se que o curso básico de Matemática contribui para aprendizagem através do desenvolvimento efetivo das habilidades e potencialidades dos discentes. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48789 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_llalves.pdf | 52,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.