Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48789
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Liduína Lopes-
dc.contributor.authorSilva, Denize de Melo-
dc.contributor.authorMarinho, Gabrielle Silva-
dc.contributor.authorTahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira-
dc.contributor.authorOliveira, Maria Lucijane Gomes-
dc.contributor.authorBraga, Adriana Eufrasio-
dc.date.accessioned2019-12-18T14:24:24Z-
dc.date.available2019-12-18T14:24:24Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationALVES, Liduína Lopes et al. Aprendizagem de matemática: avaliação da Contribuição da seara da ciência UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48789-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem de matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.titleAprendizagem de matemática: avaliação da Contribuição da seara da ciência UFCpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo busca avaliar a efetividade dos procedimentos didáticos pedagógicos na aprendizagem em matemática dos participantes dos cursos básicos de Matemática ofertados pela Seara da Ciência da UFC. A relevância da pesquisa consiste na busca da relação do ensino e da aprendizagem, possibilitando maior apreensão dos conteúdos relacionados à disciplina de Matemática pelos alunos participantes do projeto, buscando reflexão e suporte teórico de natureza científica para a melhoria processual das relações de aprendizado. Trata-se de uma abordagem metodológica do tipo exploratória e descritiva na vertente quali-quantitativa, adotando como procedimento técnico o estudo de caso. O lócus da pesquisa constitui-se nas duas turmas no 1º semestre de 2016. Os dados foram coletados através de questionários aplicados aos discentes e monitores assim como um roteiro de entrevistas (diário de campo). Para a análise utilizou-se o software Atlas.ti7 (Computer - Assisted Qualitative Data Analysis Software – CAQDAS e o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS)para os dados quantitativos. Verificou-se que 77,5% (n=31) dos participantes concordam que às atividades têm impacto significativo para a aprendizagem, 60% (n=24) que as atividades realizadas são dialogadas e pensadas para um aprendizado dinâmico da Matemática, e 55% (n=22)que estão presentes no dia a dia dos estudantes. Assim, quanto ao desenvolvimento da aprendizagem, pode-se observar que os alunos acreditam que a Seara da Ciência da UFC tem atendido à aprendizagem da Matemática através das atividades desenvolvidas, bem como na dinâmica dialogada dessas atividades. Conclui-se que o curso básico de Matemática contribui para aprendizagem através do desenvolvimento efetivo das habilidades e potencialidades dos discentes.pt_BR
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_llalves.pdf52,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.