Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48751
Tipo: Resumo
Título : Projeto de ensino interno club debate
Autor : Paiva, Nícolas Marques Fernandes
Costa, Gabriela Tomaz Rebouças da
Barros, Victoria Mendes
Barreto, Yara de Almeida
Gomes, Aline Ribeiro
Reinaldo, Hugo Osvaldo Acosta
Palabras clave : Comunicação;Timidez;Interação
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : PAIVA, Nicolas Marques Fernandes et al. Projeto de ensino interno club debate. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3).
Resumen en portugués brasileño: A quebra de barreiras geográficas, possibilitou a aproximação e a troca de experiência entre diferentes populações, devido a isto, a competência comunicativa em línguas estrangeiras figura como um instrumento essencial para a formação dos profissionais de Administração. Nesse contexto, o Projeto de Ensino Interno Club Debate, do Programa de Educação Tutorial de Administração da Universidade Federal do Ceará, teve como objetivo geral aproximar seus participantes da língua inglesa, encorajando-os a perder a timidez ao se expressar em público. Entre os objetivos específicos é possível apontar: o fomento da reflexão acerca de temas polêmicos e/ou cotidianos; o aumento na interação entre os membros do projeto e o estímulo nos participantes para procurar cursos de línguas. Para o alcance pleno do objetivo, foram promovidos debates, ministrados na língua inglesa, e atividades práticas, como dinâmicas de grupo, jogos, vídeos e música. Os encontros ocorreram de forma quinzenal, com duração de 2 (duas) horas cada. Os membros foram incentivados a mediar 1 (um) encontro e a participar de no mínimo 3 (três), totalizando sua contribuição em 4 (quatro) encontros. Constatou-se, por meio de aplicação de questionário, que o aprimoramento das habilidades auditivas e compreensivas; o aumento de vocabulário; a capacidade de articular ideias e o aumento da interação foram objetivos desenvolvidos. No quesito timidez, os membros afirmaram que os encontros possibilitaram a perda da vergonha para se expressar em público, na língua inglesa. Ademais, contribuiu-se para incentivar o início dos estudos em línguas e entender sua importância. Conclui-se que o projeto contribuiu para o desenvolvimento da competência comunicativa na língua estudada, além de promover a discussão de temas relevantes para a formação pessoal e profissional.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48751
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_nmfpaiva.pdf49,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.