Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48751
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Paiva, Nícolas Marques Fernandes | - |
dc.contributor.author | Costa, Gabriela Tomaz Rebouças da | - |
dc.contributor.author | Barros, Victoria Mendes | - |
dc.contributor.author | Barreto, Yara de Almeida | - |
dc.contributor.author | Gomes, Aline Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Reinaldo, Hugo Osvaldo Acosta | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-18T12:42:10Z | - |
dc.date.available | 2019-12-18T12:42:10Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | PAIVA, Nicolas Marques Fernandes et al. Projeto de ensino interno club debate. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48751 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Timidez | pt_BR |
dc.subject | Interação | pt_BR |
dc.title | Projeto de ensino interno club debate | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A quebra de barreiras geográficas, possibilitou a aproximação e a troca de experiência entre diferentes populações, devido a isto, a competência comunicativa em línguas estrangeiras figura como um instrumento essencial para a formação dos profissionais de Administração. Nesse contexto, o Projeto de Ensino Interno Club Debate, do Programa de Educação Tutorial de Administração da Universidade Federal do Ceará, teve como objetivo geral aproximar seus participantes da língua inglesa, encorajando-os a perder a timidez ao se expressar em público. Entre os objetivos específicos é possível apontar: o fomento da reflexão acerca de temas polêmicos e/ou cotidianos; o aumento na interação entre os membros do projeto e o estímulo nos participantes para procurar cursos de línguas. Para o alcance pleno do objetivo, foram promovidos debates, ministrados na língua inglesa, e atividades práticas, como dinâmicas de grupo, jogos, vídeos e música. Os encontros ocorreram de forma quinzenal, com duração de 2 (duas) horas cada. Os membros foram incentivados a mediar 1 (um) encontro e a participar de no mínimo 3 (três), totalizando sua contribuição em 4 (quatro) encontros. Constatou-se, por meio de aplicação de questionário, que o aprimoramento das habilidades auditivas e compreensivas; o aumento de vocabulário; a capacidade de articular ideias e o aumento da interação foram objetivos desenvolvidos. No quesito timidez, os membros afirmaram que os encontros possibilitaram a perda da vergonha para se expressar em público, na língua inglesa. Ademais, contribuiu-se para incentivar o início dos estudos em línguas e entender sua importância. Conclui-se que o projeto contribuiu para o desenvolvimento da competência comunicativa na língua estudada, além de promover a discussão de temas relevantes para a formação pessoal e profissional. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_nmfpaiva.pdf | 49,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.