Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48751
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPaiva, Nícolas Marques Fernandes-
dc.contributor.authorCosta, Gabriela Tomaz Rebouças da-
dc.contributor.authorBarros, Victoria Mendes-
dc.contributor.authorBarreto, Yara de Almeida-
dc.contributor.authorGomes, Aline Ribeiro-
dc.contributor.authorReinaldo, Hugo Osvaldo Acosta-
dc.date.accessioned2019-12-18T12:42:10Z-
dc.date.available2019-12-18T12:42:10Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationPAIVA, Nicolas Marques Fernandes et al. Projeto de ensino interno club debate. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48751-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectTimidezpt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.titleProjeto de ensino interno club debatept_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA quebra de barreiras geográficas, possibilitou a aproximação e a troca de experiência entre diferentes populações, devido a isto, a competência comunicativa em línguas estrangeiras figura como um instrumento essencial para a formação dos profissionais de Administração. Nesse contexto, o Projeto de Ensino Interno Club Debate, do Programa de Educação Tutorial de Administração da Universidade Federal do Ceará, teve como objetivo geral aproximar seus participantes da língua inglesa, encorajando-os a perder a timidez ao se expressar em público. Entre os objetivos específicos é possível apontar: o fomento da reflexão acerca de temas polêmicos e/ou cotidianos; o aumento na interação entre os membros do projeto e o estímulo nos participantes para procurar cursos de línguas. Para o alcance pleno do objetivo, foram promovidos debates, ministrados na língua inglesa, e atividades práticas, como dinâmicas de grupo, jogos, vídeos e música. Os encontros ocorreram de forma quinzenal, com duração de 2 (duas) horas cada. Os membros foram incentivados a mediar 1 (um) encontro e a participar de no mínimo 3 (três), totalizando sua contribuição em 4 (quatro) encontros. Constatou-se, por meio de aplicação de questionário, que o aprimoramento das habilidades auditivas e compreensivas; o aumento de vocabulário; a capacidade de articular ideias e o aumento da interação foram objetivos desenvolvidos. No quesito timidez, os membros afirmaram que os encontros possibilitaram a perda da vergonha para se expressar em público, na língua inglesa. Ademais, contribuiu-se para incentivar o início dos estudos em línguas e entender sua importância. Conclui-se que o projeto contribuiu para o desenvolvimento da competência comunicativa na língua estudada, além de promover a discussão de temas relevantes para a formação pessoal e profissional.pt_BR
Aparece nas coleções:EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_nmfpaiva.pdf49,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.