Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48708
Tipo: Artigo de Periódico
Título : A música como arte imitativa: da estética cartesiana à arte de expressar paixões
Título en inglés: Music as imitative art: from Cartesian aesthetics to the art of expressing passions
Autor : Sahd, Luiz Felipe Netto de Andrade e Silva
Palabras clave : Música;Arte imitativa;Melodia;Harmonia
Fecha de publicación : 2019
Editorial : Argumentos Revista de Filosofia
Citación : SAHD, Luiz Felipe Netto de Andrade e Silva. A música como arte imitativa: da estética cartesiana à arte de expressar paixões. Argumentos Revista de Filosofia, Fortaleza, ano 11, n. 22, p. 120-130, jul./dez. 2019.
Resumen en portugués brasileño: A Querela dos Bufões, que durou de 1752 a 1754, e colocou a tradição operística francesa contra a italiana serve de pano de fundo para o artigo. Rameau foi acusado de estar ultrapassado, e sua música, de ser complicada demais, em comparação com a “simplicidade” e “naturalidade” da ópera cômica La Serva Padrona, de Pergolesi. Em meados de 1750 Rameau criticou os verbetes sobre música que Rousseau havia escrito para a Encyclopédie, levando a uma disputa com os filósofos D’Alembert e Diderot.
Abstract: The Quarrel of the Buffoons, which lasted from 1752 to 1754, and set the French operatic tradition against the Italian, serves as a backdrop to the article. Rameau was accused of being outdated, and his music too complicated, compared to the “simplicity” and “naturalness” of Pergolesi’s La Serva Padrona comic. In the mid- -1750s Rameau criticized the music entries Rousseau had written for the Encyclopédie, leading to a dispute with philosophers D’Alembert and Diderot.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48708
ISSN : 1984-4255
Aparece en las colecciones: PPGFILO - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_art_lfnassahd.pdf186,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.