Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48708
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sahd, Luiz Felipe Netto de Andrade e Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-17T17:31:12Z | - |
dc.date.available | 2019-12-17T17:31:12Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | SAHD, Luiz Felipe Netto de Andrade e Silva. A música como arte imitativa: da estética cartesiana à arte de expressar paixões. Argumentos Revista de Filosofia, Fortaleza, ano 11, n. 22, p. 120-130, jul./dez. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-4255 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48708 | - |
dc.description.abstract | The Quarrel of the Buffoons, which lasted from 1752 to 1754, and set the French operatic tradition against the Italian, serves as a backdrop to the article. Rameau was accused of being outdated, and his music too complicated, compared to the “simplicity” and “naturalness” of Pergolesi’s La Serva Padrona comic. In the mid- -1750s Rameau criticized the music entries Rousseau had written for the Encyclopédie, leading to a dispute with philosophers D’Alembert and Diderot. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Argumentos Revista de Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Arte imitativa | pt_BR |
dc.subject | Melodia | pt_BR |
dc.subject | Harmonia | pt_BR |
dc.title | A música como arte imitativa: da estética cartesiana à arte de expressar paixões | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A Querela dos Bufões, que durou de 1752 a 1754, e colocou a tradição operística francesa contra a italiana serve de pano de fundo para o artigo. Rameau foi acusado de estar ultrapassado, e sua música, de ser complicada demais, em comparação com a “simplicidade” e “naturalidade” da ópera cômica La Serva Padrona, de Pergolesi. Em meados de 1750 Rameau criticou os verbetes sobre música que Rousseau havia escrito para a Encyclopédie, levando a uma disputa com os filósofos D’Alembert e Diderot. | pt_BR |
dc.title.en | Music as imitative art: from Cartesian aesthetics to the art of expressing passions | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGFILO - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_art_lfnassahd.pdf | 186,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.