Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/4864
Tipo: Dissertação
Título : Estimação de volumes de tráfego com base na morfologia urbana. Estudo de caso: cidade de Fortaleza-CE
Título en inglés: Estimation of volume traffic from urban. Case Fortaleza-CE
Autor : Jales, Antônio Wagner Lopes
Tutor: Silva, Carlos Augusto Uchôa da
Co-asesor: Cavalcante, Antonio Paulo de Hollanda
Palabras clave : Transportes;Tráfego de veículos;Simulação
Fecha de publicación : 2009
Citación : JALES, A. W. L. Estimação de volumes de tráfego com base na morfologia urbana. Estudo de caso: Cidade de Fortaleza-CE. 2009. 112 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes)–Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho apresenta uma proposta metodológica alternativa para a modelagem macroscópica de tráfego de veículos, considerando o próprio desenho da malha como indutor dos fluxos de veículos, constituindo-se num estudo de caso dos Volumes Médios Diários da cidade de Fortaleza (CE). Foi utilizada a ferramenta chamada de Sintaxe Espacial e uma de suas derivações, chamada de Análise Angular de Segmentos, como critério de hierarquização das vias. Os valores gerados por tal ferramenta foram utilizados como dados de entrada, juntamente com os dados operacionais de tráfego para a construção de um esquema de treinamento para modelagem através de Redes Neurais Artificiais. Como dados de saída, foram utilizados os valores de VMD. O objetivo foi desenvolver um método de baixo custo para estimar o volume tráfego veicular e que eliminasse a necessidade de numerosos dados exigidos para a modelagem tradicional ou modelo “quatro etapas”, como por exemplo a pesquisa origem / destino.
Abstract: This paper presents an alternative methodological proposal for macroscopic modeling of traffic flows rates, considering the grid design as inductor of veicular flows, configuring a case study of the Daily Average Volumes of Fortaleza City, Ceará State. The tool called Space Syntax and one of its derivations called Angle Segments Analysis were used as a criterion of hierarchization of the streets. The values generated by such tool were used as input data as well as operational data of traffic were used for the construction of a training scheme for modeling through Artificial Neural Networks, and the values of Daily Average Volumes were used as output ones. The research aims at developing low cost method to preview volume flows and that could eliminate the need of numerous data required by the traditional UTMS modeling know as of four-stage model like for example, the survey origin / destination.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4864
Aparece en las colecciones: DET - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2009_dis_awljales.pdf2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.