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dc.contributor.advisorSilva, Carlos Augusto Uchôa da-
dc.contributor.authorJales, Antônio Wagner Lopes-
dc.date.accessioned2013-05-27T11:57:11Z-
dc.date.available2013-05-27T11:57:11Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationJALES, A. W. L. Estimação de volumes de tráfego com base na morfologia urbana. Estudo de caso: Cidade de Fortaleza-CE. 2009. 112 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes)–Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4864-
dc.description.abstractThis paper presents an alternative methodological proposal for macroscopic modeling of traffic flows rates, considering the grid design as inductor of veicular flows, configuring a case study of the Daily Average Volumes of Fortaleza City, Ceará State. The tool called Space Syntax and one of its derivations called Angle Segments Analysis were used as a criterion of hierarchization of the streets. The values generated by such tool were used as input data as well as operational data of traffic were used for the construction of a training scheme for modeling through Artificial Neural Networks, and the values of Daily Average Volumes were used as output ones. The research aims at developing low cost method to preview volume flows and that could eliminate the need of numerous data required by the traditional UTMS modeling know as of four-stage model like for example, the survey origin / destination.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTransportespt_BR
dc.subjectTráfego de veículospt_BR
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.titleEstimação de volumes de tráfego com base na morfologia urbana. Estudo de caso: cidade de Fortaleza-CEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorCavalcante, Antonio Paulo de Hollanda-
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho apresenta uma proposta metodológica alternativa para a modelagem macroscópica de tráfego de veículos, considerando o próprio desenho da malha como indutor dos fluxos de veículos, constituindo-se num estudo de caso dos Volumes Médios Diários da cidade de Fortaleza (CE). Foi utilizada a ferramenta chamada de Sintaxe Espacial e uma de suas derivações, chamada de Análise Angular de Segmentos, como critério de hierarquização das vias. Os valores gerados por tal ferramenta foram utilizados como dados de entrada, juntamente com os dados operacionais de tráfego para a construção de um esquema de treinamento para modelagem através de Redes Neurais Artificiais. Como dados de saída, foram utilizados os valores de VMD. O objetivo foi desenvolver um método de baixo custo para estimar o volume tráfego veicular e que eliminasse a necessidade de numerosos dados exigidos para a modelagem tradicional ou modelo “quatro etapas”, como por exemplo a pesquisa origem / destino.pt_BR
dc.title.enEstimation of volume traffic from urban. Case Fortaleza-CEpt_BR
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