Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48590
Tipo: TCC
Título : Fitoquímica no ensino médio: isolamento e caracterização de compostos orgânicos como agente motivador à ciência, tecnologia, sociedade e ambiente
Título en inglés: High school phytochemistry: isolation and characterization of organic compounds as a motivating agent for science, technology, society and the environment
Autor : Santos, Aline Teixeira dos
Tutor: Brasil, Nilce Viana Gramosa Pompeu de Sousa
Palabras clave : Fitoquímica;Cromatografia.;UV-Vis. IV;Currículo.
Fecha de publicación : 2017
Citación : SANTOS, Aline Teixeira dos. Fitoquímica no ensino médio: isolamento e caracterização de compostos orgânicos como agente motivador à ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. 2017. 60 f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017
Resumen en portugués brasileño: A Educação Básica no Brasil tem sido dominada pela centralização e o acúmulo de conhecimentos, sem a preocupação com a aplicação dos conteúdos em situações determinadas, remontando-se aos antigos moldes de fragmentação setorial, oriundos de metodologias de ensino cartesianas que são aplicadas até a atualidade. A utilização de plantas medicinais surge como uma alternativa para diversificar o processo de ensino e aprendizagem, tornando-o mais lúdico e de fácil entendimento, valorizando o meio ambiente. No presente trabalho, foi utilizado como ferramenta de estudos as técnicas de espectroscopia [ultravioleta-visível (UV-Vis) e do Infravermelho (IV)] para o esclarecimento de propriedades de algumas substâncias orgânicas identificadas nas folhas da planta conhecida como manjericão (Ocimum basilicum) e nas sementes de cravo-da-índia (Syzygium aromaticum) e de urucum (Bixa orellana). Também foram investigadas as percepções dos formandos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Ceará (UFC) no que diz respeito à aplicabilidade do conteúdo de técnicas de caracterização na Educação Básica, abordados na disciplina de Química Orgânica Fundamental III (QOF-III). Para a obtenção das amostras a serem analisadas foram utilizadas as técnicas de hidrodestilação e cromatografia em coluna. O projeto foi composto por uma etapa inicial de avaliação do conhecimento prévio dos alunos sobre a Química, seguido de aulas teóricas para a fundamentação dos conceitos. Utilizaram-se questionários semi-estruturados embasados na escala Likert modificada como método avaliativo das percepções dos formandos com relação à estrutura curricular do curso e o nível de aderência ao projeto por parte dos discentes. Foi verificado que quase metade dos formandos avaliados nunca desenvolveu atividade docente e que acreditam que a finalidade principal de possuir a disciplina de QOF-III no currículo é prepará-los para uma atuação profissional direcionada a pesquisa e indústria, apresentando pouco interesse para a utilização da mesma no exercício do magistério. Mesmo compreendendo essa realidade, a maioria concorda com a obrigatoriedade da disciplina no currículo. Os discentes da Educação Básica observaram que o projeto tem grande relevância e que a união universidade-escola é importante para divulgação científica, mas citam que a falta de insumos laboratoriais nas escolas é um fator que dificulta a promulgação do projeto. O nível de aprendizado dos conteúdos ministrados foi satisfatório, levando em consideração a defasagem inicial dos conteúdos basilares da Química. Com base nas propostas educacionais vistas e desejadas atualmente pelos órgãos educacionais do País, o trabalho apresenta-se como uma premissa para o desenvolvimento da pesquisa no ambiente escolar, facilitando o aprendizado e contribuindo para a formação crítica e atuante do aluno na sociedade.
Abstract: Brazilian Elementary education has been dominated by the centralization and knowledge accumulation, without the concern with the application of the contents in determined situations, going back to the old models of sectorial fragmentation, coming from Cartesian teaching methodologies that are applied until the present time. The use of medicinal plants appears as an alternative to diversify the teaching and learning processes, making it more playful and easy to understand, valuing the environment. In the present work, spectroscopy techniques (ultraviolet-visible (UV-Vis) and Infrared (IR) were used as a study tool to clarify the properties of some organic substances identified in the sheets of the plant known as basil (Ocimum basilicum ) and in clove (Syzygium aromaticum) and in urucum (Bixa orellana) seeds. On the other hand, this search studies graduates perceptions about the degree course in Chemistry (in Universidade Federal do Ceará) and perceptions regarding the applicability of the characterization techniques in elementary education, these themes are addressed to the discipline Química Orgânica Fundamental III (QOF- III). To obtain the samples to be analyzed, hydrodistillation and column chromatography techniques were used. The project consisted of an initial stage of an evaluation about students' prior knowledge in Chemistry, followed by theoretical classes to base concepts. Semi-structured questionnaires based on the Likert scale (modified) were used as an evaluation method about students' perceptions regarding the curricular structure in the course and the level of adherence to the project by the students. It was verified that almost half of the evaluated graduates never developed teaching activity and that they believe that the main discipline purpose is to prepare them for a professional action directed to research and industry, presenting little interest for the use of the themes in schools. Even understanding this reality, most agree with the necessity of the discipline in the curriculum. Elementary education students observed that the project has great relevance and that the union university-school is important for scientific dissemination, but they mention that the lack of laboratory supplies in the schools is a factor that hinders the promulgation of the project. Learning level about the contents was satisfactory, this is showed based on the initial lag in basic Chemistry contents. Based on the educational proposals currently seen and desired by Brazilian educational institutions, the work is presented as a premise for the development of research in the school environment, facilitating learning and contributing to the critical and active formation for students in society.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48590
Aparece en las colecciones: QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2017_tcc_atsantos.pdf869,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.