Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48510
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | Estudo sobre objetivos educacionais |
Autor(es): | Benfatti, Xênia Diógenes |
Palavras-chave: | Educação;Educação - Finalidades e objetivos;Planejamento educacional |
Data do documento: | 1996 |
Instituição/Editor/Publicador: | Imprensa Universitária - UFC |
Citação: | BENFATTI, Xênia Diógenes. Estudo sobre objetivos educacionais. In: MC DONALD, Brendan Coleman (org.). Estudos de educação contemporânea. Fortaleza: Imprensa Universitária - UFC, 1996, p. 55-79. |
Resumo: | Em todas as áreas científicas ou não científicas, o planejamento está presente, seja no aspecto formal ou informal. A tomada de decisão é a alavanca para a organização dos dados e seleção de atitudes. Qualquer situação-problema, quando refletida e analisada, passa para a elaboração de ações resolutas. A diferença primordial entre o planejamento formal e informal é que, obrigatoriamente, o formal deverá prever em seu processo a avaliação; o informal, não obrigatoriamente, passará por essa análise. Assim, é relevante destacar a importância da avaliação no processo de transformação da realidade, seja estrutural ou comportamental. Contudo, a avaliação só cumprirá sua função mediante a clareza na definição dos objetivos. (...) Os capítulos seguintes tratarão do estudo dos objetivos na elaboração e execução de um planejamento, a relação da avaliação educacional com os objetivos educacionais, sua classificação e, finalizando, um estudo sobre Taxionomia de Bloom, um dos mais utilizados modelos de construção de objetivos. (...) |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48510 |
ISBN: | 0103-8346 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1996_capliv_xdbenfatti.pdf | 12,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.