Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48510
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Estudo sobre objetivos educacionais
Autor(es): Benfatti, Xênia Diógenes
Palavras-chave: Educação;Educação - Finalidades e objetivos;Planejamento educacional
Data do documento: 1996
Instituição/Editor/Publicador: Imprensa Universitária - UFC
Citação: BENFATTI, Xênia Diógenes. Estudo sobre objetivos educacionais. In: MC DONALD, Brendan Coleman (org.). Estudos de educação contemporânea. Fortaleza: Imprensa Universitária - UFC, 1996, p. 55-79.
Resumo: Em todas as áreas científicas ou não científicas, o planejamento está presente, seja no aspecto formal ou informal. A tomada de decisão é a alavanca para a organização dos dados e seleção de atitudes. Qualquer situação-problema, quando refletida e analisada, passa para a elaboração de ações resolutas. A diferença primordial entre o planejamento formal e informal é que, obrigatoriamente, o formal deverá prever em seu processo a avaliação; o informal, não obrigatoriamente, passará por essa análise. Assim, é relevante destacar a importância da avaliação no processo de transformação da realidade, seja estrutural ou comportamental. Contudo, a avaliação só cumprirá sua função mediante a clareza na definição dos objetivos. (...) Os capítulos seguintes tratarão do estudo dos objetivos na elaboração e execução de um planejamento, a relação da avaliação educacional com os objetivos educacionais, sua classificação e, finalizando, um estudo sobre Taxionomia de Bloom, um dos mais utilizados modelos de construção de objetivos. (...)
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48510
ISBN: 0103-8346
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1996_capliv_xdbenfatti.pdf12,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.