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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48508
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | A relação professor-aluno: das intersubjetividades às influências psicossociais |
Autor(es): | Giffoni, Francinete Alves de Oliveira |
Palavras-chave: | Educação;Relação professor-aluno;Ensino |
Data do documento: | 1996 |
Instituição/Editor/Publicador: | Imprensa Universitária - UFC |
Citação: | GIFFONI, Francinete Alves de Oliveira A relação professor-aluno: das intersubjetividades às influências psicossociais. In: MC DONALD, Brendan Coleman (org.). Estudos de educação contemporânea. Fortaleza: Imprensa Universitária - UFC, 1996, p. 11-29. |
Resumo: | Os egípcios estão entre os primeiros povos a despertar para a importância da arte de ensinar. Desde as primeiras casas de instrução para ensino da leitura, escrita, história dos cultos, astronomia, música e medicina, criadas por eles, até nossas escolas e universidades mais sofisticadas, não faltam mentes ocupadas com a avaliação das formas de ensinar e com a expectativa quanto aos resultados da aprendizagem. A educação envolve um antagonismo entre conservar o existente e criar um novo saber. Nesse fluir-refluir há possibilidade de evolução humana, um processo que ocorre dinâmica e inexoravelmente entre adultos e crianças, velhos e jovens, através dos tempos e, assim, o conhecimento se perpetua. Queremos enfocar aqui uma díade, cuja relação é fundamentalmente importante para que se dê a transmissão deste conhecimento: o professor e o aluno, fatores intrapsíquicos envolvidos na relação e o conjunto de forças a que estão submetidos. (...) |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48508 |
ISBN: | 0103-8346 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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