Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48508
Type: Capítulo de Livro
Title: A relação professor-aluno: das intersubjetividades às influências psicossociais
Authors: Giffoni, Francinete Alves de Oliveira
Keywords: Educação;Relação professor-aluno;Ensino
Issue Date: 1996
Publisher: Imprensa Universitária - UFC
Citation: GIFFONI, Francinete Alves de Oliveira A relação professor-aluno: das intersubjetividades às influências psicossociais. In: MC DONALD, Brendan Coleman (org.). Estudos de educação contemporânea. Fortaleza: Imprensa Universitária - UFC, 1996, p. 11-29.
Abstract in Brazilian Portuguese: Os egípcios estão entre os primeiros povos a despertar para a importância da arte de ensinar. Desde as primeiras casas de instrução para ensino da leitura, escrita, história dos cultos, astronomia, música e medicina, criadas por eles, até nossas escolas e universidades mais sofisticadas, não faltam mentes ocupadas com a avaliação das formas de ensinar e com a expectativa quanto aos resultados da aprendizagem. A educação envolve um antagonismo entre conservar o existente e criar um novo saber. Nesse fluir-refluir há possibilidade de evolução humana, um processo que ocorre dinâmica e inexoravelmente entre adultos e crianças, velhos e jovens, através dos tempos e, assim, o conhecimento se perpetua. Queremos enfocar aqui uma díade, cuja relação é fundamentalmente importante para que se dê a transmissão deste conhecimento: o professor e o aluno, fatores intrapsíquicos envolvidos na relação e o conjunto de forças a que estão submetidos. (...)
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48508
ISBN: 0103-8346
Appears in Collections:PPGEB - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1996_capliv_faogiffoni.pdf11,18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.