Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48507
Type: | Livro |
Title: | Estudos de educação contemporânea |
Authors: | Mc Donald, Brendan Coleman |
Keywords: | Educação;Relação professor-aluno;Orientação educacional;Pesquisa da educação |
Issue Date: | 1996 |
Publisher: | Imprensa Universitária - UFC |
Citation: | MC DONALD (org.). Estudos de educação contemporânea. Fortaleza: Imprensa Universitária - UFC, 1996, 188p. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Temos a grata satisfação de apresentar à comunidade acadêmica brasileira o volume N° 22 dos Cadernos de Educação, contendo selecionados textos intitulado ESTUDOS DE EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA, escritos por cinco estudantes da disciplina Seminário Temático - Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem, por nós orientados, no Curso de Mestrado em Avaliação Educacional, da Faculdade de Educação/UFC, e um artigo de nossa autoria. Trata-se de assuntos, evidentemente, não acabados, trazidos à discussão para que sejam amplamente debatidos, estudados e aprofundados na Academia, e fora dela, acerca de relevantes temas da ciência pedagógica no Brasil. Os ensaios foram selecionados pelo critério da qualidade, alcance pedagógico e efeito multiplicador, configurados nas seguintes temáticas: 1- A relação professor-aluno: das intersubjetividades às influências psicossociais - Francinete Alves de Oliveira Giffoni, 2- Orientação educacional na perspectiva do ensino-aprendizagem - Ana Maria Bezerra de Almeida, 3- Estudo sobre objetivos educacionais - Xênia Diógenes Benfatti, 4- Re,cursos educacionais da 13ª Região Educacional do Ceará - Maria Romélia dos Santos, 5- O currículo e o conhecimento escolar - Simone da Cunha Gomes, e 6- Problemas da avaliação escolar- Brendan Coleman Me Donald. Com esta publicação, procura-se dar continuidade à ideia nascida no Departamento de Fundamentos da Educação da FACED de que as tarefas disciplinares, nomeadamente aquelas retratadas em peças escritas, não se restrinjam à discussão em "petites comitês", o que não dá oportunidades à socialização das reflexões procedidas nas salas de aula, perdendo-se, com o tempo e no espaço, preciosos pensamentos e importantíssimas conclusões que podem ser exercitados, na prática, junto ao universo de pessoas que lidam como sujeitos ou objetos, no complicado campo educacional. A expectativa, ainda, é de que, da leitura e discussão desses cinco bons ensaios e de nossa modesta produção, possam fluir contribuições para aprimoramento das idéias aqui expostas, com vistas, também à formação de novos recursos bibliográficos, hauridas a partir do próprio espaço onde ocorre a relação pedagógica - a Faculdade. Ao louvar o esforço das cinco alunas do Curso de Mestrado em Avaliação da FACED, do qual nos honra, sobremaneira, ser docente, convidamos os demais professores e estudantes da Universidade Federal do Ceará a primarem pela produção do conhecimento e esforçarem-se para que o resultado seja socializado, a fim de que a Instituição se faça cada vez mais forte e respeitada como centro de excelência no cenário universitário nacional. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48507 |
ISBN: | 0103-8346 |
Appears in Collections: | FACED - Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1996_liv_bcmcdonald.pdf | 101,74 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.