Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48507
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMc Donald, Brendan Coleman-
dc.date.accessioned2019-12-13T10:43:58Z-
dc.date.available2019-12-13T10:43:58Z-
dc.date.issued1996-
dc.identifier.citationMC DONALD (org.). Estudos de educação contemporânea. Fortaleza: Imprensa Universitária - UFC, 1996, 188p.pt_BR
dc.identifier.isbn0103-8346-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48507-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherImprensa Universitária - UFCpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.subjectOrientação educacionalpt_BR
dc.subjectPesquisa da educaçãopt_BR
dc.titleEstudos de educação contemporâneapt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.abstract-ptbrTemos a grata satisfação de apresentar à comunidade acadêmica brasileira o volume N° 22 dos Cadernos de Educação, contendo selecionados textos intitulado ESTUDOS DE EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA, escritos por cinco estudantes da disciplina Seminário Temático - Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem, por nós orientados, no Curso de Mestrado em Avaliação Educacional, da Faculdade de Educação/UFC, e um artigo de nossa autoria. Trata-se de assuntos, evidentemente, não acabados, trazidos à discussão para que sejam amplamente debatidos, estudados e aprofundados na Academia, e fora dela, acerca de relevantes temas da ciência pedagógica no Brasil. Os ensaios foram selecionados pelo critério da qualidade, alcance pedagógico e efeito multiplicador, configurados nas seguintes temáticas: 1- A relação professor-aluno: das intersubjetividades às influências psicossociais - Francinete Alves de Oliveira Giffoni, 2- Orientação educacional na perspectiva do ensino-aprendizagem - Ana Maria Bezerra de Almeida, 3- Estudo sobre objetivos educacionais - Xênia Diógenes Benfatti, 4- Re,cursos educacionais da 13ª Região Educacional do Ceará - Maria Romélia dos Santos, 5- O currículo e o conhecimento escolar - Simone da Cunha Gomes, e 6- Problemas da avaliação escolar- Brendan Coleman Me Donald. Com esta publicação, procura-se dar continuidade à ideia nascida no Departamento de Fundamentos da Educação da FACED de que as tarefas disciplinares, nomeadamente aquelas retratadas em peças escritas, não se restrinjam à discussão em "petites comitês", o que não dá oportunidades à socialização das reflexões procedidas nas salas de aula, perdendo-se, com o tempo e no espaço, preciosos pensamentos e importantíssimas conclusões que podem ser exercitados, na prática, junto ao universo de pessoas que lidam como sujeitos ou objetos, no complicado campo educacional. A expectativa, ainda, é de que, da leitura e discussão desses cinco bons ensaios e de nossa modesta produção, possam fluir contribuições para aprimoramento das idéias aqui expostas, com vistas, também à formação de novos recursos bibliográficos, hauridas a partir do próprio espaço onde ocorre a relação pedagógica - a Faculdade. Ao louvar o esforço das cinco alunas do Curso de Mestrado em Avaliação da FACED, do qual nos honra, sobremaneira, ser docente, convidamos os demais professores e estudantes da Universidade Federal do Ceará a primarem pela produção do conhecimento e esforçarem-se para que o resultado seja socializado, a fim de que a Instituição se faça cada vez mais forte e respeitada como centro de excelência no cenário universitário nacional.pt_BR
Aparece nas coleções:FACED - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1996_liv_bcmcdonald.pdf101,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.