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Tipo: Resumo
Título: Jam Sessions: o efeito da música para a melhora na qualidade de vida na rotina dos estudantes de medicina
Autor(es): Luedy, Thais Abreu
Cabral, Paloma Lucena
Jales, Marjorie Azevedo
Teixeira, Isabelle Santos
Costa, Luis Fernando Johnston
Vale, Mariana Lima
Palavras-chave: Música;Transtornos mentais;Estudantes de medicina
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: LUEDY, Thais Abreu; et al. Jam Sessions: o efeito da música para a melhora na qualidade de vida na rotina dos estudantes de medicina. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3).
Resumo: Trata-se de um relato de experiência, cujo objetivo é descrever a experiência do “Jam Sessions”, projeto que desenvolve atividade prazerosa voltada à música, realizado pelos membros do Programa de Educação Tutorial (PET), da faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Embora o objetivo das escolas médicas seja formar profissionais com conhecimentos e habilidades, alguns aspectos dessa formação têm sido apontados como causadores de efeitos negativos na saúde física e mental dos estudantes, sobretudo a elevada carga horária, a falta de tempo para o lazer, grande volume de matérias, além da cobrança da sociedade e da instituição de ensino. Diante disso, estima-se que de 15% a 25% dos estudantes universitários apresentam algum tipo de transtorno psiquiátrico durante a sua formação acadêmica, como os depressivos e de ansiedade e a síndrome de Bornout. Assim, foi proposta uma ação para participação dos acadêmicos, de forma a permiti-los tocar instrumentos, cantar ou apenas apreciar momento musical totalmente improvisado, uma vez que a música explora sentimentos pessoais, tais como, autoestima e introspecção pessoal, promove alterações positivas no humor e nos estados emocionais, além de aliviar a ansiedade. Os resultados mostraram que esse modelo de extensão pode ser utilizado em alguns dias da semana, nos quais há maior adesão devido ao menor número de encontros de ligas acadêmicas e no horário dos intervalos entre as aulas, de forma a estimular descontração à extenuante rotina do acadêmico de medicina. Portanto, o projeto fornece ao aluno um espaço para reflexão sobre seus sentimentos e emoções, estimula um estado de bem-estar físico, mental e social, bem como de fomento à cultura e à diversidade de estilos e gostos musicais. Assim, serve como alicerce para a qualidade de vida desses estudantes e os auxiliam em sua formação profissional.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48143
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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