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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48143
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Luedy, Thais Abreu | - |
dc.contributor.author | Cabral, Paloma Lucena | - |
dc.contributor.author | Jales, Marjorie Azevedo | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Isabelle Santos | - |
dc.contributor.author | Costa, Luis Fernando Johnston | - |
dc.contributor.author | Vale, Mariana Lima | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-04T15:10:03Z | - |
dc.date.available | 2019-12-04T15:10:03Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | LUEDY, Thais Abreu; et al. Jam Sessions: o efeito da música para a melhora na qualidade de vida na rotina dos estudantes de medicina. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48143 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Transtornos mentais | pt_BR |
dc.subject | Estudantes de medicina | pt_BR |
dc.title | Jam Sessions: o efeito da música para a melhora na qualidade de vida na rotina dos estudantes de medicina | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Trata-se de um relato de experiência, cujo objetivo é descrever a experiência do “Jam Sessions”, projeto que desenvolve atividade prazerosa voltada à música, realizado pelos membros do Programa de Educação Tutorial (PET), da faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Embora o objetivo das escolas médicas seja formar profissionais com conhecimentos e habilidades, alguns aspectos dessa formação têm sido apontados como causadores de efeitos negativos na saúde física e mental dos estudantes, sobretudo a elevada carga horária, a falta de tempo para o lazer, grande volume de matérias, além da cobrança da sociedade e da instituição de ensino. Diante disso, estima-se que de 15% a 25% dos estudantes universitários apresentam algum tipo de transtorno psiquiátrico durante a sua formação acadêmica, como os depressivos e de ansiedade e a síndrome de Bornout. Assim, foi proposta uma ação para participação dos acadêmicos, de forma a permiti-los tocar instrumentos, cantar ou apenas apreciar momento musical totalmente improvisado, uma vez que a música explora sentimentos pessoais, tais como, autoestima e introspecção pessoal, promove alterações positivas no humor e nos estados emocionais, além de aliviar a ansiedade. Os resultados mostraram que esse modelo de extensão pode ser utilizado em alguns dias da semana, nos quais há maior adesão devido ao menor número de encontros de ligas acadêmicas e no horário dos intervalos entre as aulas, de forma a estimular descontração à extenuante rotina do acadêmico de medicina. Portanto, o projeto fornece ao aluno um espaço para reflexão sobre seus sentimentos e emoções, estimula um estado de bem-estar físico, mental e social, bem como de fomento à cultura e à diversidade de estilos e gostos musicais. Assim, serve como alicerce para a qualidade de vida desses estudantes e os auxiliam em sua formação profissional. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2016_resumo_eve_taluedy.pdf | 50,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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