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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48094
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título : | Atuação pedagógica do professor frente ao contexto socioeconômico dos alunos de uma escola pública municipal de Fortaleza, 1° e 2° anos das séries iniciais: desafios e possibilidades |
Autor : | Cunha, Raquel Vasco dos Santos Farias, Gilmar Alves de |
Palabras clave : | Educação - Contexto Socioeconômico;Processo de Ensino-Aprendizagem;Rede Pública de Ensino |
Fecha de publicación : | 2019 |
Editorial : | Pontes Editores |
Citación : | CUNHA, Raquel Vasco dos Santos; FARIAS, Gilmar Alves de. Atuação pedagógica do professor frente ao contexto socioeconômico dos alunos de uma escola pública municipal de Fortaleza, 1° e 2° anos das séries iniciais: desafios e possibilidades. In: FARIAS, Gilmar Alves de; SILVA, Janne Cristina de Araújo; SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa (orgs.). ...Uma gota de conhecimento. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019. p. 125-144. |
Resumen en portugués brasileño: | Para entender melhor como se dá a atuação pedagógica do(a) professor(a) diante do contexto socioeconômico, no qual a instituição escolar e os seus respectivos alunos estão inseridos, é necessário primeiramente entender o que seria essencialmente tal contexto socioeconômico, se essa situação interfere no âmbito educacional, sendo assim, de que forma ela interfere, e, a partir desse levantamento, chegar ao ponto principal que está sendo desenvolvido: Atuação pedagógica do professor diante da realidade educacional atual brasileira. Com isso, é importante elucidar que a educação no Brasil, tal como o contexto social e econômico, se apresenta de maneira diversificada em cada região do país. Vale ressaltar, que a Constituição Federal Brasileira, de 1988, capítulo III, seção I da educação, Art.205, garante que a educação é um direito de todos. Porém, o que na verdade se observa é que essa educação se dá de forma inteiramente desigual tanto entre as classes sociais, ricos e pobres, como também de região para região do país e até mesmo, de forma alarmante, entre diferentes bairros de uma mesma cidade. O presente artigo visa analisar como o contexto social e econômico interfere na educação e no processo ensino-aprendizagem dos alunos e quais são os desafios e possibilidades do(a) professor(a) diante dessa realidade. Assim, ele procura descrever como ocorre a educação na escola pública, analisando, sobretudo, o comportamento do(a) professor(a), sob a perspectiva das implicações socioeconômicas que estão inseridas nessa mesma educação. Com efeito, esse estudo tem também por objetivo identificar como o(a) professor(a) atua frente às situações de vulnerabilidade social e econômica dos seus alunos, não podendo ser ignoradas por ele, pois refletem na formação educacional dos discente e, consequentemente, no seu trabalho como educador.[...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48094 |
ISBN : | 978-85-217-0201-6 |
Aparece en las colecciones: | FACED - Capítulos de livro |
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