Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48093
Type: Capítulo de Livro
Title: Traços, sons, cores e imagens: o trabalho pedagógico com a arte em uma creche da rede pública municipal de Fortaleza
Authors: Ramos, Bruna Brito
Cruz, Rosimeire Costa de Andrade
Keywords: Educação Infantil;Rede Pública de Ensino;Processo de Ensino-Aprendizagem;Práticas Educativas
Issue Date: 2019
Publisher: Pontes Editores
Citation: RAMOS, Bruna Brito; CRUZ, Rosimeire Costa de Andrade. Traços, sons, cores e imagens: o trabalho pedagógico com a arte em uma creche da rede pública municipal de Fortaleza. In: FARIAS, Gilmar Alves de; SILVA, Janne Cristina de Araújo; SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa (orgs.). ...Uma gota de conhecimento. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019. p. 103-124.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este artigo tem como tema central o Currículo na Educação Infantil (EI), tendo como foco o trabalho com a arte em uma turma denominada de Infantil III, formada por crianças de 3 anos de idade, de uma creche da rede municipal de Fortaleza. Parte-se do pressuposto de que Currículo é um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade. (BRASIL, 2009, Art.3.º) Assim, a pesquisa direcionou-se para a análise de como o campo de experiência “traço, sons, cores e imagens”, trazido na Proposta Curricular para a Educação Infantil de Fortaleza, elaborada no ano 2016, se materializa no cotidiano das crianças e dos profissionais envolvidos no processo de cuidar-educar em um Centro de Educação Infantil (CEI) da rede pública municipal.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48093
ISBN: 978-85-217-0201-6
Appears in Collections:DEE - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_capliv_bbramosrcacruz.pdf388,97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.