Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48050
Tipo: Capítulo de Livro
Título : A relação teoria-prática nos processos de alfabetização e letramento em uma turma de 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Fortaleza-CE
Autor : Ribeiro, Josivan Alves
Farias, Gilmar Alves de
Palabras clave : Alfabetização;Letramento;Teoria da Psicogênese
Fecha de publicación : 2019
Editorial : Editora Pontes
Citación : RIBEIRO, Josivan Alves; FARIAS, Gilmar Alves de. A relação teoria-prática nos processos de alfabetização e letramento em uma turma de 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Fortaleza-CE. In: FARIAS, Gilmar Alves de; SILVA, Janne Cristina de Araújo; SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa (orgs.). ...Uma gota de conhecimento. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019. p. 13-29.
Resumen en portugués brasileño: Na sociedade hodierna, muito tem se falado e se discutido acerca da alfabetização e do letramento. Durante muito tempo buscaram-se diferentes formas de ensino das letras, e o próprio termo letrado sugere a ideia de um sujeito que conhece as letras e consegue se relacionar bem com elas. De forma contrária, o termo iletrado passa a ser empregado, muitas vezes, de forma pejorativa, denotando aquele indivíduo que não conhece as letras e não consegue se relacionar com elas, de forma coerente. No entanto muito tem se discutido acerca desses dois processos e sobre a forma que eles interagem entre si, sobre como podemos proporcionar aos nossos educandos propostas de alfabetização que tenha como pano de fundo o letramento. A escola tem sido o palco principal desses processos, e a sociedade como um todo espera ansiosamente que essa instituição consiga proporcionar aos indivíduos que ali chegam uma educação que garanta as possibilidades mínimas de convívio social desses sujeitos, seja garantindo um emprego digno, ou proporcionando a entrada na faculdade. Dessa forma cabe aqui uma reflexão acerca de qual é o papel da escola frente aos pressupostos acima mencionados, e qual função essa instituição desempenha no processo educativo dos sujeitos, e como se dá o processo de alfabetização e letramento nas salas de aula.[...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48050
ISBN : 978-85-217-0201-6
Aparece en las colecciones: FACED - Capítulos de livro

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_capliv_jaribeirogafarias.pdf177,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.